Acontece uma audiência de mediação, promovida pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, entre o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil – STICCERO e o SINICON – Sindicato da Construção Pesada, na sede do escritório regional da Superintendência Regional do Trabalho/RO.
Audiência tem como objetivo, encontrar uma saída razoável para as reivindicações que os trabalhadores estão exigindo, além do aumento dos salários que estão sem reajustes desde 2008.
Comparecem à audiência os representantes do STICCERO, Anderson Machado, do SINICON, Renato Lima, o representante do Sistema das Indústrias e Comércio, Gilberto Batista, e como observadores da Comissão de Negociação, os presidente da CUT/RO, Itamar Ferreira, e representante da CONTICON – Confederação Nacional dos Trabalhadores, Ademilton Borges, que veio especialmente de Camaçari/BA para acompanhar e apoio a luta dos trabalhadores em Rondônia.
Como abertura preliminar, as mediadoras da Justiça do Trabalho, Maria Alzinete e Têmis Teodora, não acatou a liminar que pretendia suspender o direito de greve, e conclamou os presentes na audiência para que entre objetivamente em acordo para que não se prolongue a sensação de instabilidade que se reflete na vida dos trabalhadores.
Ao que tudo indica, existe interesse das lideranças sindicais patronais em atender as reivindicações, porém somente na parte da tarde é que será discutido o dissídio anual em uma audiência marcada pela Justiça do Trabalho na quarta vara do trabalho no TRT – tribunal Regional do Trabalho às 16:00hs.