A CAERD (Companhia de águas e esgotos de Rondônia) completará nessa próxima sexta feira (11) 40 anos de trabalhos em nosso estado, a equipe do RONDONIAOVIVO.COM foi até a sede da CAERD e conversou com a Engenheira de Meio Ambiente Márcia Cristina Luna, para tentar entender um pouco mais como vem sendo feito o trabalho da CAERD.
No mundo atual, onde questões urgentes como o efeito estufa, a elevação da temperatura do planeta e a escassez da água estão em pauta, a CAERD apresenta-se como uma empresa consciente de seu compromisso ambiental e da sua responsabilidade na preservação de recursos hídricos empenhando-se em cumprir a legislação ambiental e seu papel institucional de forma a contribuir para um mundo melhor e mais saudável.
A CAERD tem como prioridade o atendimento à legislação e às normas ambientais e para isso obedece rigorosamente ao processo de licenciamento para operação dos sistemas de abastecimento de água e esgotos e obtenção de outorgas de uso de mananciais superficiais e subterrâneos onde faz a captação de água, atuando de forma a preservar e impactar o mínimo possível o meio ambiente, fortalecendo a postura ética e moral da empresa.
A CAERD possui um sistema de controle qualitativo dos mananciais através do monitoramento da qualidade das águas utilizadas para abastecimento público através de laboratório e pessoal capacitado para as análises da água, permitindo dessa forma, a obtenção de um produto confiável, dentro dos padrões da legislação do Ministério da Saúde.
O Sistema de Esgotamento sanitário que está sendo implantado em Porto Velho é fundamental para a redução das cargas poluidoras do meio ambiente, permitindo a recuperação ambiental dos cursos d’agua e lençol subterrâneo.
A CAERD é parte integrante da parceria entre instituições federais, estaduais e municipais cujo objetivo é o desenvolvimento de Programa de Proteção, recuperação e preservação de mananciais, atuando diretamente na preservação e recuperação ambiental de bacias hidrográficas.
A CAERD está desenvolvendo projetos de recuperação de mata ciliar no entorno das suas captações para a preservação de centenas de espécies da fauna e flora nativas, bem como o controle de vazões dos cursos d’água. A exemplo, a empresa já adquiriu estações pluviométricas e estações fluviométricas que foram instaladas na bacia do Rio Boa Vista e outras estão sendo adquiridas para a bacia do Rio Jaru.
Além disso, a Empresa foi contemplada com obras para universalização de água tratada nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Jaru e Ji-Paraná, e ampliação do sistema de esgotamento sanitário na capital, através do Programa de Aceleração do Crescimento, atuando na supervisão e fiscalização dos projetos socioambientais em execução por empresas contratadas pelo Estado para informações sobre a importância das intervenções, as responsabilidades dos munícipes, o compromisso com a saúde pública e a melhoria de vida dos cidadãos atendidos pelas obras.
A CAERD está implantando o Sistema de Gestão Ambiental e já dispõe de equipe técnica qualificada para promover o intercambio entre a empresa, fornecedores, clientes, órgãos governamentais e a comunidade para motivar e disseminar ações responsáveis de conservação e defesa do meio ambiente. O objetivo do sistema é promover ações educativas ao longo do ano e, em especial, em datas significativas, como Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial da Água, sensibilizando a comunidade para as questões ambientais. Também ministrar palestras em instituições de ensino de nível fundamental, médio e superior, realizar seminários e atividades de educação ambiental, apoiar pesquisas e trabalhos acadêmicos de forma a manter, de forma constante, programas educacionais que visem ao comportamento adequado com relação ao meio ambiente.
A CAERD ao longo de sua existência, contribui com quarenta anos de preservação do meio ambiente.