Desfile de 7 de setembro é realizado em grande estilo

Desfile de 7 de setembro é realizado em grande estilo

Desfile de 7 de setembro é realizado em grande estilo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O desfile de 7 de setembro foi um acontecimento marcante em Jaru. Com o tema “Resgatando a História de Rondônia”, 34 grupos desfilaram pela avenida Adolpho Rohl, principal rua da cidade, destacando os fatos ocorridos na vida deste jovem Estado.
 
Devido ao forte calor característico da região, Aurita Raquel Mesquita Libânio, representante de Ensino da REN/Jaru, marcou o início do evento para as 16h30, pensando na comodidade dos participantes e da população, que tomou toda a avenida em prestígio ao evento.
-
De acordo com a representante de ensino local, o período histórico de Rondônia, dividido pelos organizadores do desfile em cinco fases, focou desde o inicio da colonização, antes de 1.907, até atingir os dias atuais. Fatos memoráveis da história de Jaru e do Estado foram ilustrados em cada uma das apresentações. A criação do município de Jaru, sua estrutura e economia foram alguns dos destaques municipais. Abrangendo o Estado de Rondônia, a festa cívica mostrou a construção do Forte Príncipe da Beira, os ciclos econômicos, construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e do telégrafo.
 
O evento abordou ainda a colonização, criação dos municípios e da rodovia BR-364, os governadores do Estado, atingindo a atualidade com foco nas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, entre muitas outras atrações.
 
 “Com esta iniciativa procuramos manter viva a história de Rondônia, para que os fatos marcantes da vida de nosso Estado estejam sempre presentes no cotidiano das novas gerações, valorizando as conquistas de nossos antepassados e servindo de incentivo para as ações que serão adotadas no futuro”, explicou Aurita Raquel. 
 
Demonstrando a isenção saudável a toda democracia, o desfile tratou também do incentivo ao desmatamento ocorrido nas décadas de 1970 e 1980, fato hoje considerado política e ambientalmente incorreto. O evento primou ainda pelo seu realismo. Isto ficou evidente quando foram apresentados os conflitos de Corumbiara, do Garimpo de Roosevelt e os grandes surtos de Malária.
 
A festa cívica foi organizada pela Representação de Ensino (REN) de Jaru, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), contando com a participação das escolas estaduais, municipais, particulares e ainda entidades esportivas, filantrópicas e religiosas.
 
O comércio deu a sua contribuição decorando as lojas com bandeiras do Brasil e uma infinidade de adornos em verde e amarelo. Três atrações musicais agitaram o evento. A fanfarra da REN/Jaru, reativada pela representante de Ensino Aurita Libânio e formada por membros de todas as escolas estaduais da cidade; a fanfarra de Ji-Paraná e a Banda da Polícia Militar de Porto Velho. Funcionários da REN e da Semed se encarregaram da normalidade do evento, inclusive distribuindo água gelada para os participantes.
 
“Estava tudo muito bonito e organizado. Eu que sou antigo morador de Rondônia, fiz uma verdadeira viagem no tempo, lembrando de fatos vividos por minha família, na época em que aqui chegamos, 40 anos atrás”, disse emocionado Bernardo José Cruz, residente em Ji-Paraná, aproveitando visita a Jaru para ver o desfile.
 
O sucesso do evento deve ser creditado ao esforço e organização demonstrados por todos. Par ilustrar, cada escola ficou encarregada de pesquisar o período da história sob sua responsabilidade e acrescentar acontecimentos que fossem relevantes para a época, representando tudo por meio de carros alegóricos, alas, fantasias e outras formas que a escola julgasse necessárias.
 
O entusiasmo da população ao longo de toda a Avenida Adolpho Rohl mostrou que a fórmula adotada pelos organizadores foi muito bem sucedida. “Agradecemos ao Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ofereceu todo o apoio necessário ao sucesso verificado neste evento”, concluiu Aurita Raquel Mesquita Libânio.   
 
    
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS