Painel Político - (Sobre a nota do Ministério Público Federal em relação ao caso da UNI Engenharia)– Alan Alex

Painel Político - (Sobre a nota do Ministério Público Federal em relação ao caso da UNI Engenharia)– Alan Alex

Painel Político - (Sobre a nota do Ministério Público Federal em relação ao caso da UNI Engenharia)– Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Sobre a testemunha

A testemunha levada pelo Rondoniaovivo ao Ministério Público Federal para falar sobre a suposta fraude na licitação que envolve a empresa Uni Engenharia, Construtora Castilho e as obras da Avenida José Vieira Caúla confirmou ter recebido um telefonema na tarde do dia anterior ao primeiro agendamento da oitiva, de uma pessoa que se identificou como sendo funcionária do MPF desmarcando a audiência que ela teria com o procurador Reginaldo Trindade. A testemunha disse ainda que estava no trânsito quando seu telefone tocou, por isso não pegou mais detalhes sobre quem estava falando.

Sobre a nota do MPF

Esclarecido esse ponto, vamos a nota do MPF. Foi deselegante e pela simples leitura dá para perceber um certo tom de revanchismo. Quanto ao trecho da nota que diz, “É importante ressaltar que até o dia 28 de agosto o MPF não tinha conhecimento do número de celular da testemunha, o que impediria qualquer contato anterior à última sexta-feira” é um argumento inválido porque, mesmo o MPF não tendo o número do celular da testemunha, não impediria que o contato fosse feito, porque a assessoria de imprensa tem tanto o número do celular de Paulo Andreoli quanto o meu, sem contar que poderia ter marcado essa oitiva a qualquer tempo, local ou horário. A testemunha quer falar.

Fim de papo

Não vou ficar trocando notas com o MPF ou qualquer outro órgão que seja. O que espero, assim como toda a sociedade é que as denúncias sejam apuradas o mais rápido possível, porque é exatamente devido a esse tipo de demora e burocracia que impera no serviço público que centenas de ladrões dos cofres públicos estão à solta nesse País. Já disse e repito, acredito na boa fé do procurador Reginal Trindade e acompanho o trabalho do MPF. Sei que é uma rotina difícil porque os picaretas de colarinho branco são ágeis em inventar desculpas e criar fatos. Continuamos a disposição do MPF para ajudar no que for possível em relação a esse caso e a outros. Espero, muito em breve, estar neste mesmo espaço, elogiando o trabalho do MPF e anunciando a prisão dos envolvidos nessa sem-vergonhice.

Só para recordar

Essa licitação que supostamente foi fraudada  gerou 14 meses de paralisação de uma obra, deixou a população com um enorme transtorno e dezenas de fornecedores sem receber. Até mesmo a tiazinha que vendia marmitex na esquina para a peãozada foi enganada. Como diria Casóy, “isso é uma vergonha”.

Terno passado

Os suplentes de vereador podem arumar o terno. Na próxima quarta-feira a Câmara Federal vai votar a PEC que aumenta o número de cadeiras e vai aprovar. Portanto, a partir da próxima semana deveremos ter 7 novos vereadores.

Mas...

Conversando com Yodon Guedes ele me lembrou de uma fato interessante. Alguns vereadores qua atualmente estão na Câmara Municipal devem perder o mandato. Isso porque o coeficiente eleitoral vai mudar. Portanto, alguns partidos devem ganhar mais vereadores e outros vão perder espaço.

Contas

Quem quiser ir fazendo as contas, a fórmula é a seguinte:  O quociente eleitoral define os partidos e/ou coligações que têm direito a ocupar as vagas em disputa nas eleições proporcionais, quais sejam: eleições para deputado federal, deputado estadual e vereador.        "Determina-se o quociente eleitoral dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo de lugares a preencher em cada circunscrição eleitoral, desprezada a fração se igual ou inferior a meio, equivalente a um, se superior" (Código Eleitoral, art. 106)."Nas eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias". Já o quociente partidário define o número inicial de vagas que caberá a cada partido ou coligação que tenham alcançado o quociente eleitoral. "Determina-se para cada partido ou coligação o quociente partidário, dividindo-se pelo quociente eleitoral o número de votos válidos dados sob a mesma legenda ou coligação de legendas, desprezada a fração" (Código Eleitoral, art. 107). "Estarão eleitos tantos candidatos registrados por um partido ou coligação quantos o respectivo quociente partidário indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido" (Código Eleitoral, art. 108).

Todos pela PEC

Os senadores Valdir Raupp e Expedito Júnior, além do deputado federal Ernandes Amorim já confirmaram que as bancadas de seus partidos já estão fechadas para votarem favoráveis a PEC da Tranposição. Expedito foi mais além, disse que tem conversado com todos os parlamentares que conhece, independente de bancada ou cor partidária pedindo que a PEC seja aprovada quando for ser votada. O deputado federal Ernandes Amorim afirmou que o PTB, seu partido, também está coeso nesse assunto. Agora é esperar a votação e torcer para que essa novela finalmente tenha um final.

Reclamação

Essa foi enviada por um leitor da coluna: “Por que a prefeitura cobra dos lojistas e bares para não obstruir as vias pública (calçadas, isso quando tem), mas não fiscaliza a avenida Pinheiro Machado onde mesas e cadeiras são colocadas na calçada até veiculos, os mauricinhos e piriguetes param os  veiculos em plena avenida e não aparece uma guarnição da policia para multar e agente tem que esperar ou correr o risco de bater o veiculo para passar!!! Em um bar na avenida Amazonas com Nações Unidas também e lá até banheiro colocaram na calçada!!!”

Sobre esse assunto

O vice-prefeito Emerson Castro é o entrevistado de amanhã no programa Painel Político, no Canal 38 RBRTV. Emerson fala sobre esse assunto e diz ser “particularmente contrário a utilização de calçadas e passeios públicos por bares ou qualquer outro tipo de estabelecimento”. Mesmo sua família sendo proprietária de um bar na Avenida Pinheiro Machado, o vice-prefeito disse que a fiscalização vai começar a cobrar o que determina o código de postura. A entrevista vai ao ar a partir das 12h30min e é audiência obrigatória para qualquer cidadão da Capital. Lembrando que caso você leitor, tenha algum questionamento a ser feito ao vice-prefeito em relação a administração, por favor, envie suas perguntas para o e-mail alan.alex@gmail.com – que nos estamos agendando uma próxima entrevista e Emerson vai responder a esses questionamentos.

Iluminação

A Avenida Mamoré, mais precisamente no começo da pista duplicada no sentido Uniron/BR, está com a metade da iluminação queimada. Os estudantes que moram nas redondezas e seguem a pé para casa, tem reclamado.

Atendeu

Mário Sérgio, que responde pela Empresa de Desenvolvimento Urbano da Capital – EMDUR, tem atendido todas as solicitações enviadas pela coluna no que diz respeito à troca de lâmpadas. A população agradece.

Twitter

O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.

Contatos

Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa. Lembramos que preservamos os nomes dos que nos mandam informações  e reclamações e divulgamos apenas se a pessoa especificar isso no e-mail.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS