Painel Político – (Presidente da comissão de Meio Ambiente da OAB foi preso pela PF) – Alan Alex

Painel Político – (Presidente da comissão de Meio Ambiente da OAB foi preso pela PF) – Alan Alex

Painel Político – (Presidente da comissão de Meio Ambiente da OAB foi preso pela PF) – Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cuidando do galinheiro

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia, elegeu para presidir a Comissão do Meio Ambiente da instituição o advogado Ruy Carlos de Freire Filho. Ocorre que Freire foi preso durante a Operação Savana, da Polícia Federal ano passado e está respondendo ao processo número 2008.41.00.006928-1. Juntamente com ele foram presos vários membros da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM.

Meio Ambiente

Na última sexta-feira, a OAB organizou um seminário sobre a Reforma do Código Florestal. Representando o Ministério Público para tratar do tema, teria sido convidado pelo presidente da Comissão do Meio Ambiente, o procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula, que dirige o Centro de Apoio da Infância e Juventude e da Defesa dos Usuários dos Serviços de Educação, ao invés dos promotores que cuidam do meio ambiente, como Marcos Valério Tessila, Miguel Mônico e a promotora do Meio Ambiente Aidee Maria Torquato.

Acusações

Ruy Carlos de Freire Filho responde por crimes de falsidade ideológica,falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsos. Para a OAB, Ruy está sendo “acusado” e enquanto não tiver o processo “transitado e julgado”, atende as prerrogativas para se manter no cargo. Então tá.

Cutucando a onça

Durante cerimônia de entrega de uma câmara fria para a Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Arco-irís (Aspraí), no Setor Chacareiro em Porto Velho, ontem (30), a senadora Fátima Cleide disse que o governo de Rondônia (leia-se Ivo Cassol) não tem compromisso e preocupação com o pequeno agricultor: “Ele apóia apenas os médios e os grandes, porque assim não precisa investir em assistência técnica”, disse.  Fátima pode se preparar para a resposta do Italiano, que provavelmente será bem mal criada.

Falando nele

A revista Carta Capital que circulou no último fim de semana trás uma extensa matéria sobre Ivo Cassol. A revista requenta a velha história da suposta compra de votos por parte do grupo de Cassol nas eleições 2006, relembra a briga do governador com Reginaldo Trindade do Ministério Público Federal e ataca os jornais eletrônicos, que segundo a revista sãouma espécie de “tropa de choque” do governador. Nenhum fato novo. Dá para perceber nitidamente o dedo de Acir Gurgacz e as duas mãos do PT.

Encomenda

A matéria demonstra claramente que foi encomendada. Nada contra o trabalho do jornalista Leandro Fortes, mas dá para perceber o tom de chacota logo no início do texto, demonstrando que a idéia não era informar e sim achincalhar a figura do governador. Matéria de mau gosto, mas a companheirada deve estar vibrando.

Pressão

A “reportagem” de Carta Capital chega como tentativa de pressionar o TSE para que julgue o processo do governador. A matéria também omite os fatos novos que surgiram nesse processo, que são as gravações feitas por um intermediário dos “vigilantes bonzinhos” dentro do prédio da Eucatur, empresa de Acir Gurgacz, onde aparece o gerente da empresa negociando a mesada dos acusadores, comprovando que a denúncia não passou de uma grande armação, que envolveu pessoas ligadas ao PT em Rondônia e Acir Gurgacz, que tenta tomar o mandato de Expedito Júnior no tapetão.

Acusações

A revista também acusa o governo de “obrigar” os servidores comissionados a participar de “manifestações montadas em Porto Velho”, favoráveis ao governador, sob pena de sofrerem perseguição funcional ou, no caso dos 7,2 mil funcionários comissionados, demissão sumária. O repórter se baseou em uma denúncia do Ministério Público Federal, que tem entre seus integrantes o procurador Reginaldo Trindade, desafeto declarado de Ivo Cassol.

Instabilidade

A reportagem de Carta Capital também acusa Ivo Cassol de, se caso for cassado, sabote seu substituto, porque, segundo a revista, “Cassol detém enorme poder institucional e político. Dos 24 deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia apenas três, todos do PT, são de oposição. Mesmo assim, com atuações bem tímidas. Cassol também comanda abertamente o Tribunal de Contas do Estado e tem ingerência direta em diversos sindicatos locais, inclusive o dos jornalistas”.

Fontes

Como fontes de informação, Leandro Fortes usou Fátima Cleide, senadora do PT e também desafeta do governador, Reginaldo Trindade, também inimigo declarado de Ivo Cassol e Rubens Coutinho, editor do “único site de oposição ao governo entre os mais de 60 existentes no Estado”, segundo a revista.

Outro lado

Seria interessante a revista Carta Capital fazer uma reportagem sobre a administração do PT em Porto Velho,mostrando por exemplo, que o prefeito Roberto Sobrinho não poderia sequer ter sido diplomado, por problemas de prestação de contas da campanha e através de uma chincana ainda está no cargo. Também mostrar um balanço das obras do PAC na Capital do Estado, apontando os milhares de reais que foram literalmente jogados fora pela total incapacidade administrativa do PT.

Oposição

O jornalista se referiu aos três deputados do PT que fazem uma oposição tímida ao governo na Assembléia. A oposição é tímida porque o PT falha tanto no Executivo quanto no Legislativo e perde tempo demais tentando derrubar mandatos no tapetão ao invés de resolver os problemas. É aquela história de que o macaco não olha o próprio rabo.

Travessia

A Associação dos Moradores do Bairro São Sebastião I está preocupado com o aumento do índice de acidentes com vítimas fatais na travessia da Avenida Costa e Silva (convertida em rodovia federal BR-319).  Vários moradores relatam casos de parentes ou conhecidos que se envolveram em acidentes e algumas que morreram ao tentar atravessar a avenida ou se deslocando por ela. Por esse motivo, o presidente da Associação, Jacó Lira, acredita que se a ponte sobre o rio Madeira para fazer a ligação de Porto Velho com Humaitá e Manaus for construída no mesmo local onde funciona a balsa a situação tende a se agravar. É uma situação de risco constante, destaca Jacó, acrescentando que desde a construção do porto graneleiro aumentaram as dificuldades para as cerca de 1800 famílias que moram no São Sebastião I.

Twitter

O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.

Campanha

Carlos Eduardo Ferreira, o Carlão, está organizando uma campanha para ajudar Aline Quintela, de 26 anos, mãe de dois filhos, que após descobrir um câncer de tireóide, teve uma metástase que comprometeu seus pulmões. Além disso, seu marido a abandonou no momento em que ela mais precisava, que foi quando descobriu a doença. Ela precisa fazer um transplante pulmonar, que vai ser feito em Porto Alegre (RS). Ela conseguiu as passagens pelo SUS, mas precisa de dinheiro para se manter na capital gaúcha, já que ela está na fila de espera. Sem poder trabalhar, Aline vai precisar de toda a ajuda possível. Quem puder ajudar essa mãe de família, pode fazer um depósito, de qualquer valor no banco Bradesco – Agência 0153-8 - conta corrente 0560250-5, em nome de Lenilda de Souza Quintela, que é a mãe de Aline. Conheço a moça e conheço o Carlão. Posso garantir que a situação é desesperadora, portanto, quem puder ajudar, vai estar fazendo uma enorme boa ação.

Contatos

Contatos com a coluna podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com. Leio, se for o caso respondo. A informação sendo boa a gente checa e publica. Agradeço a todos que enviaram e enviam informações. É mostrando o que está errado que a gente vai consertando, ou pelo menos apontando os erros. Também garantimos o sigilo da fonte.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS