A noite da última sexta-feira (28) foi de festa e emoção para a direção e colaboradores das Faculdades Integradas Aparício Carvalho com a inauguração do Hospital Escola FIMCA Madre Mazzarello, o primeiro de Rondônia implantado por uma instituição de ensino superior privada.
O projeto, que nasceu da parceria firmada entre a direção da FIMCA e do Hospital Madre Mazzarello, objetiva oferecer melhores condições para que os acadêmicos do Curso de Medicina e demais Cursos da área da saúde das Faculdades FIMCA exerçam suas atividades práticas dentro de padrões técnicos elevados e com acompanhamento profissional.
A direção da FIMCA juntamente com a coordenação do Curso de Medicina teve todo o empenho em equipar o hospital com toda a estrutura necessária para que os acadêmicos possam ter a sua formação cada vez mais criteriosa. Com a inauguração, o Hospital Escola disponibilizará corpo clínico composto por profissionais capacitados, novos ambulatórios, enfermarias, laboratórios e ainda dois centros cirúrgicos reestruturados dentro das melhores condições técnicas onde os acadêmicos da FIMCA poderão estagiar e realizar suas atividades acadêmicas.
Durante seu discurso, visivelmente emocionado lembrou que o hospital escola contribuirá ainda mais para a formação dos acadêmicos. “Nosso maior compromisso tem sido entregar a sociedade, profissionais capacitados, éticos e com ampla formação humanista para servir não apenas a população de Rondônia, mas com condições de trabalhar e atender clientela em qualquer região do país. “O hospital escola passa a ser um ponto de referência para a área acadêmica” destaca com orgulho.
Para o diretor da FIMCA a inauguração do hospital escola é motivo de orgulho por representar a superação de um desafio e a realização de um sonho. Na ocasião, Aparício agradeceu o apoio da família, assim como o empenho da filha, a vereadora Mariana Carvalho, que contribuiu para que a realização da obra. Agradeceu a direção do hospital pela parceria e também a presença das inúmeras autoridades da área da saúde, que ali estiveram prestigiando a cerimônia, alunos, colaboradores, corpo docente e imprensa.
Aparício disse ainda que – “A medicina é para ser exercida como um sacerdócio, mesmo que o mundo atual exija cada vez mais do profissional ao sair da academia para que este conquiste seu espaço no mercado de trabalho. Este profissional não pode se acomodar apenas com o que a faculdade oferece, mas estar sempre alerta para o avanço do mundo científico e tecnológico e adquirir mais conhecimento”.
O Hospital Escola FIMCA Madre Mazzarello passa a contar com trinta leitos, sendo 16 disponibilizados para a clínica cirúrgica, dois centros cirúrgicos, equipado com auditório e salas de aula para práticas pedagógicas, ambiente climatizado, pronto para atender pacientes do SUS, alem das atividades particulares que continuarão a ser desenvolvidas, nas áreas de clínica cirúrgica e ambulatorial.
Sob a supervisão dos coordenadores e docentes, os acadêmicos de Medicina e Enfermagem da FIMCA, desenvolverão suas tarefas de estágio supervisionado, alem daquelas que já prestam nas unidades da rede pública, estadual e municipal, de saúde.