Idaron reúne servidores e médicos veterinários para realizar curso para produtores rurais

Idaron reúne servidores e médicos veterinários para realizar curso para produtores rurais

Idaron reúne servidores e médicos veterinários para realizar curso para produtores rurais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante toda a sexta-feira (28), servidores e médicos veterinários da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) realizaram um curso sobre as boas práticas de vacinação para 50 produtores rurais no distrito do 5º BEC, próximo ao município de Machadinho do Oeste (a 350 quilômetros de Porto Velho).
 
O objetivo da capacitação é alcançar melhores índices de imunidade vacinal em diversas enfermidades ligadas aos bovinos (febre aftosa, carbúnculo, raiva, entre outras) com eficiência e economia. Por isso, serão abordadas questões teóricas como produção de vacinas, transporte e armazenamento, controle de temperatura e estoque, além da higienização de seringas e agulhas. Também haverá a parte prática que será realizada em um curral instalado próximo ao local do treinamento, na linha MC-01, km 22, na Associação Estrela do Oriente.
De acordo com o presidente da Idaron, Augustinho Pastore, o curso pretende enfatizar que as boas práticas na vacinação trazem muitos benefícios ao produtor rural. “Essa atividade traz um grande ganho para os pecuaristas, já que ela reflete no produto final, ou seja, há um maior lucro para o criador, e consequentemente, mais qualidade para o consumidor”, diz ele.
 
Este já é o 14º Curso de Boas Práticas de Vacinação realizado pela supervisão regional da Idaron em Ariquemes. Segundo Alencar Pedralli, responsável pela região, os resultados são altamente positivos. “Os pecuaristas participam ativamente dos cursos proporcionados pela Idaron. Com isso, quem sai ganhando com esse curso, além do criador, é o setor produtivo de Rondônia”, afirma Pedralli.
 
Todas as capacitações para os produtores rurais são frutos de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), onde são repassados os recursos para a Idaron, que fica responsável em realizar os treinamentos aos pecuaristas de todo o Estado. Os participantes da atividade recebem apostila contendo todas as informações do curso, além de brindes e certificado de participação.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que os presídios de Rondônia deveriam ser privatizados?
Se as eleições fossem hoje, qual dos nomes abaixo você escolheria para ocupar o Senado?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS