A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) participou na manhã desta quarta-feira (26) no auditório do Ministério Público, de uma reunião técnica para apresentação do Fundo Amazônia em Porto Velho. No lançamento participaram o Serviço Florestal Brasileiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Rondônia, através da Sedam.
O Fundo Amazônia foi criado com o objetivo central de promover projetos para a prevenção e o combate ao desmatamento e também para a conservação e o uso sustentável das florestas no bioma amazônico. De acordo com os organizadores do evento, esta apresentação em Porto Velho faz parte de uma série de encontros que cobrirá nove cidades amazônicas.
Durante o evento Antônio Carlos Rummel e Luiz Pazos ressaltaram a importância do Fundo Amazônia para o Estado de Rondônia, pois afirmaram que o foco principal é combater o desmatamento utilizando mecanismo sustentável. “Essa oportunidade não pode ser perdida, a importância do Serviço Florestal Brasileiro é gerar riquezas através da floresta e continuar conservando essas riquezas”, explicou Hummel.
O secretário Cletho Muniz de Brito disse no evento que depois que os órgãos governamentais que trabalham na área ambiental e ONGs começaram a trabalhar unidos, sem competitividade, os números de queimadas e desmatamentos estão diminuindo no Estado de Rondônia. Também ressaltou que até em 2015 o Plano de Controle ao Desmatamento será zero.
Depois da abertura do Fundo Amazônia houve uma rodada de apresentação sobre o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia que foi apresentado pela Juliana Simões do Ministério do Meio Ambiente. Também foi feita a apresentação do Fundo Amazônia e das Diretrizes para a aplicação de seus recursos, esta palestra foi ministrada pelo representante do Serviço Florestal Brasileiro João Paulo.
O Assessor de Gestão Ambiental Gabriel de Lima Ferreira apresentou sobre o Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento. Explicou sobre o plano de prevenção de controle e alternativas sustentáveis ao desmatamento em Rondônia que tem como objetivo de reduzir gradualmente o desmatamento em taxa zero até em 2015. Também apresentou os projetos prioritários que a Sedam está desenvolvendo e que pretende ser desenvolvidos.
No encerramento os palestrantes participaram de um debate com as pessoas que foram presenciar o evento e puderam esclarecer dúvidas sobre o Fundo Amazônia.
Participaram do evento Antônio Carlos Hummel diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro, o gerente do BNDES responsável pelo Fundo Amazônia, Luiz Pazos, Juliana Simões do Departamento de Políticas e Combate ao Desmatamento do Ministério Meio Ambiente e o secretário Cletho Muniz de Brito e demais representantes de órgãos governamentais e não governamentais que trabalham em prol do meio ambiente.