Termina greve da enfermagem no João Paulo II e Sesau anuncia investimentos

Termina greve da enfermagem no João Paulo II e Sesau anuncia investimentos

Termina greve da enfermagem no João Paulo II e Sesau anuncia investimentos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os serviços de saúde voltaram à normalidade no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, na manhã desta terça-feira, 25, com a finalização do movimento grevista dos profissionais de enfermagem, deflagrado na última sexta-feira, 21. Foi baixa a adesão à greve tanto no Hospital João Paulo, quanto nas demais unidades de saúde como o Hospital Infantil Cosme e Damião e Hospital de Base Ary Pinheiro.
 
De acordo com o diretor geral do HPSJPII, médico Rodrigo Bastos, na manhã desta terça-feira, os manifestantes retiraram a barraca e as mesas do local onde havia sido feito o ponto de concentração do movimento. Ainda na sexta-feira, os representantes do sindicato da categoria percorreram os bairros nas imediações do HPSJPII para dar conhecimento e pedir o apoio da população ao movimento paredista, mas a adesão foi pequena.
 
O Governo de Rondônia, buscando garantir o atendimento à população, principalmente diante da pandemia da gripe A H1N1, entrou com pedido de liminar no Tribunal de Justiça, sendo deferida parcialmente pelo desembargador Eurico Montenegro Júnior na data de 22 de agosto, evocando a indispensabilidade dos serviços de saúde à população “pois se tratam de serviços que atendem as necessidades inadiáveis da população, cuja falta pode colocar em perigo eminente a sobrevivência e a saúde de todos que deles precisam”.
 
Entre outras condições, a liminar pedia a garantia, durante a greve, da prestação de serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, sendo vedada a seleção arbitrária de pacientes não graves para efeito de atendimento de urgência, além da restauração imediata das atividades de, pelo menos, 70% do efetivo de servidores nas 48 horas seguidas à emissão da liminar e 100% após. A não observância das condições impostas acarretaria multa diária de R$100 mil reais pelo sindicato da categoria.
 
João Paulo receberá investimentos  
 
O secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, destacou os recursos que vêm sendo investidos em toda a rede de saúde, bem como a manutenção dos salários em dia pelo Governo de Rondônia. Em relação ao HPSJPII, Moreira lembrou que estão sendo planejadas um conjunto de ações para melhoria do hospital, como as obras de higienização, além da instalação de novos serviços, como tomografia computadorizada. A reforma de adequação física do hospital, em 2005, foi de R$7,5 milhões de reais.
 
Moreira lembra ainda que as condições de trabalho no HPSJPII estarão muito melhores quando a Capital oferecer o serviço de pronto socorro e melhoria da Atenção Básica à população, vindo a desafogar as atividades acumuladas naquela unidade.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS