Comissários de menores realizam operação no Baixo Madeira

Comissários de menores realizam operação no Baixo Madeira

Comissários de menores realizam operação no Baixo Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Comissários de menores realizaram operação no Baixo Madeira, região ribeirinha da capital, entre os dias 13 e 17 de agosto. Na ocasião, o comissariado visitou distritos e vilarejos, para levar informações às comunidades sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), realizar fiscalizações para verificar o cumprimento das normas previstas em lei e na Portaria nº 001/99, que regulamenta a atuação do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Porto Velho.
 
Cerca de oito comissários, acompanhados de policiais civis, polícia ambiental e membros do primeiro conselho tutelar, atuaram nos distritos de Calama, São Carlos, Nazaré e nas localidades de Pombal, Santa Catarina, Conceição da Galera, Vila dos Papagaios, Demarcação, Terra Caída e Tira Fogo, realizando diligências e proferindo palestras para a comunidade.
 
Devido a realização do 3º Festival de Melancia, no distrito de Nazaré, os comissários estiveram presentes na localidade tanto na subida quanto na descida do Rio Madeira, a fim de realizar um trabalho preventivo junto aos proprietários de bares, ambulantes, principalmente em relação à comercialização de bebida alcoólica.
 
O chefe de operações do comissariado de menores, José Ricardo, lembrou aos organizadores do evento que a venda de bebida alcoólica a menores consiste em contravenção penal e que o autor do delito pode ser preso imediatamente. "Sempre informamos aos proprietários de estabelecimento que vendem bebidas alcoólicas, sobre a proibição destra prática, que infelizmente tem sido constante em festividades com grande número de pessoas", lamentou o comissário.
 
Durante as reuniões feitas com moradores, os comissários abordaram diversos pontos pertinentes a crianças e adolescentes, como por exemplo a entrada e permanência em estabelecimentos festivos, responsabilidade compartilhada pelos pais, a frequência nas escolas, entre outros assuntos. "Acreditamos que nosso trabalho foi alcançado", concluiu José Ricardo.
 
Para o morador do distrito de Calama, Antônio Castro Ferreira, a presença dos comissários é importante para comunidade, pois trazem novas informações em relação ao cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e prestam esclarecimentos, utilizando as escolas e reuniões com membros da sociedade como via principal de comunicação.
 
Ao final de cada reunião com a comunidade, os comissários elaboraram uma ata onde todos os participantes assinaram. Compartilhar conhecimento é uma das principais armas para vencer os percalços originados de uma sociedade em constante crescimento. Esse pensamento foi externado pela presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, durante o último encontro de comissários, no início do mês, em Porto Velho. Na oportunidade, comissários receberam capacitação, que, aliada a novos equipamentos de comunicação, informática e uniformes, dão mais condições para que o trabalho do Juizado da capital chegue às mais distantes comunidades, como o distrito de Calama, para onde a viagem pode ser de até 12 horas de barco pelo Rio Madeira.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS