TRE-RO cassa diploma de 1º suplente de vereador no município

TRE-RO cassa diploma de 1º suplente de vereador no município

TRE-RO cassa diploma de 1º suplente de vereador no município

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Desta vez quem teve o diploma cassado foi o 1º suplente de vereador de Vilhena, João Batista Gonçalves. A acusação que pesou sobre João é de abuso de poder econômico e político e de captação ilícita de votos, cometidos durante o pleito eleitoral de 2008.
 
Os abusos consumaram-se com a impressão de 1.000 cópias de um jornal informativo, contendo imagens e reportagens de João ao lado de obras públicas, durante o período em que ocupou o cargo de Secretário de Obras do Município de Vilhena-RO.
 
O entendimento do Tribunal foi de que isso supervalorizou sua figura como candidato e transmitiu a mensagem de que continuará a fazer obras, caso reeleito.
 
Outra situação que justificou a cassação foi uma reunião realizada no dia 02/10/2008, às vésperas das eleições de 2008, em que o prefeito de Vilhena estava assinando a regularização de uma área, onde compareceu aproximadamente 250 pessoas. Na oportunidade, houve um discurso no sentido de que tal benefício tinha sido conseguido graças aos esforços de João Gonçalves e do então candidato a prefeito Melki Donadon, e que muitas outras melhorias poderiam ser feitas com a eleição dos candidatos. No local também estava ocorrendo distribuição de santinhos desses candidatos.
 
Para o relator do processo, juiz José Torres Ferreira, “ao se utilizar de serviços de cunho social pela Prefeitura Municipal, prometendo a realização de benfeitorias no loteamento da Associação dos Sem Teto, buscou o recorrido captar ilicitamente votos, incorrendo nos artigos 41-A e 73, inciso I, §5º da Lei n. 9.504/97”.
 
Por outro lado, as contas do recorrido foram reprovadas. Os técnicos concluíram que os recursos próprios do candidato superaram em R$ 26.981,95 (vinte e seis mil, novecentos e oitenta e um reais e noventa e cinco centavos) o valor do patrimônio declarado por ocasião do registro de candidatura, restando evidente a prática de abuso do poder econômico.
 
Quanto à desaprovação das contas, concluiu o relator que “houve arrecadação de verbas apta a configurar captação ilícita de recursos para fins eleitorais, viabilizando a cassação do diploma de João Batista Gonçalves, nos moldes do elencado no artigo 30-A da Lei nº 9.504/97”.
 
Vale ressaltar que João Batista responde a duas ações de investigação judicial eleitoral, autuadas sob ns. 365/2008 e 412/2008, estando a primeira julgada e com declaração de inelegibilidade do recorrido pelo período de três anos, e a segunda, estando na fase da instrução.
 
Decidiram os juízes do TRE pela cassação do diploma de João Batista Gonçalves, pois existem provas incontestes do cometimento de abuso de poder econômico, político e de autoridade, tendo usado o cargo político para praticar conduta vedada a agente público e captar ilicitamente votos, causando desequilíbrio entre os demais candidatos a vereador, influenciando decisivamente no resultado final das eleições. A decisão saiu na sessão desta terça-feira (18).
 

João Batista obteve 920 votos na eleição para vereador, sendo sétimo mais votado no município. Com a decisão, fica impedido de assumir o mandato em caso de afastamento de um dos vereadores eleitos pela coligação PTB / PHS / PMDB / PT do B (Ronaldo Davi Alevato, Vanderlei Amauri Graebin e Jacy Alves de Souza).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS