A Escola Municipal da zona rural, Ulisses Matosinho, foi o local escolhido para a realização da 4° Oficina de Culinária. O evento foi realizado na tarde da última quinta-feira (13), e doze merendeiras participaram da Oficina, sendo quatro da Escola da Ulisses, duas da Escola Inácio de Loiola, duas da Escola Bárbara Heliodora e quatro da Escola Rio São Francisco.
Essas oficinas fazem parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) implantado em 1955, que garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas.
Em Ji-Paraná as Escolas Municipais recebem a contrapartida da Prefeitura somada ao recurso do FNDE. Atualmente, o valor repassado pela União, por dia letivo, é de R$ 0,22 por aluno, por esse motivo foi feito uma parceria com o município para que seja dada continuidade ao programa. As 27 Escolas municipais participaram dessas oficinas.
De acordo com Rosemaria Waldraff da Silva, Nutricionista responsável técnica pelo programa, o objetivo dessas oficinas é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.
Segundo Sara Dalva de Oliveira Santiago, Superintendente de Administração da Secretária Municipal de Educação (SEMED), esse projeto acontece com a participação das merendeiras, onde elas aproveitam para trocar receitas. Sara também afirma que grande parte dos alunos vem para a escola sem se alimentar corretamente, e para muitos deles a merenda escolar acaba sendo a refeição diária mais importante.
Nessa oficina as merendeiras de cada escola apresentaram suas receitas: suco de maracujá com couve, bolo de cenoura e de fubá, torta de frango, torta de biscoito doce, lasanha de bolacha de sal e canjiquinha de frango.