Pesquisadores e técnicos da Embrapa Rondônia e da Emater-RO percorrem, desde o começo de julho, diferentes municípios do Estado de Rondônia para levar a produtores informações a respeito das práticas adequadas para produção de leite. Até novembro, a meta é realizar 88 palestras para produtores, sendo oito em exposições agropecuárias, além de atividades educativas em universidades e escolas. A maratona é uma ação da Campanha de Qualidade do Leite, lançada no dia 10 de julho em Ji-Paraná e com foco nos 13 municípios que compõem o Território Central da Cidadania em Rondônia.
As palestras abordam temas importantes da produção leiteira em pequenas propriedades, como cuidados com o animal, higiene na ordenha, armazenamento, transporte do produto e normas técnicas. Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, de Minas Gerais, o médico veterinário José Renaldi Feitosa Brito foi um dos convidados da palestra inaugural da campanha e mostrou que pequenos cuidados na hora da ordenha podem evitar a contaminação do leite com água ou sujeira.
Como material de apoio, o produtor pode levar para casa um cartaz com os dez passos da ordenha manual. O guia mostra, por exemplo, como conduzir a vaca, como prepará-la para a ordenha e os cuidados que precisam ser tomados após a retirada do leite. Também lembra da necessidade de desinfetar as tetas após a ordenha. O leite não pode ser coado no pano, alerta o manual, que mostra, por fim, a maneira correta de lavar os vasilhames de armazenamento de leite.
Até agora, foram realizadas palestras nas exposições agropecuárias de Ji-Paraná, Mirante da Serra, Governador Jorge Teixeira e Alvorada do Oeste. O próximo evento conta com a participação dos médicos veterinários Marivaldo Figueiró e Luciana Gatto Brito, da Embrapa, e está marcado para sexta-feira, dia 14, às 10h, no parque de exposições do município de Ouro Preto do Oeste. A entrada é gratuita e será oferecido almoço aos participantes.
A Campanha de Qualidade do Leite é coordenada pelo Sebrae, pela Emater-RO, pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária e pela Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, ligada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Além das palestras, são produzidas peças publicitárias para veiculação na mídia estadual. A campanha segue até dezembro.