MP ajuíza Ação Civil Pública para que Ceron regularize fornecimento de energia no município

MP ajuíza Ação Civil Pública para que Ceron regularize fornecimento de energia no município

MP ajuíza Ação Civil Pública para que Ceron regularize fornecimento de energia no município

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Machadinho do Oeste, ajuizou Ação Civil Pública, com pedido de liminar, para que a Ceron (Centrais Elétricas de Rondônia) regularize o fornecimento de energia para a população do município, em 24 horas diárias, de modo contínuo e ininterrupto, estabelecendo para tal o prazo de três dias, sob pena de multa diária equivalente a R$ 1.000, para cada dia em que houver interrupção do serviço.
 
A ação, proposta pelo Promotor de Justiça Nelson Liu Pitanga, foi motivada pelas recorrentes interrupções no fornecimento de energia em Machadinho. Por meio de documento da concessionária enviado à Promotoria, verificou-se que, em seis meses, foram registradas 169 ocorrências de interrupção do serviço, uma média de 28 por mês.
 
Na Ação, o Promotor de Justiça cita a insatisfação dos usuários com o serviço, a péssima qualidade da energia oferecida, provocada pelo fenômeno do afundamento ou elevação da tensão, e a ausência de investimentos na rede.
 
De acordo com o texto da Ação, os apagões de energia elétrica em Machadinho do Oeste começaram a se intensificar e, de esporádicos, passaram a se tornar frequentes, sendo que, no dia 3 de agosto deste ano, a interrupção de energia chegou a se estender por sete horas. Em contato telefônico com o escritório local da concessionária, a Promotoria de Justiça foi informada de que a falha se dera por falta de óleo diesel, justificativa que revela a ausência de planejamento e o descaso da Ceron com seus deveres perante os consumidores.
Ao receber relatório da concessionária, referente à Informação Diária de Desligamento, o MP já havia vislumbrado que parte dos problemas no fornecimento de energia elétrica em Machadinho do Oeste ocorre em virtude da insuficiência de estoque do combustível.
 
Na ação, o Promotor também destaca a situação do Hospital Municipal, cujo grupo gerador vem sendo utilizado frequentemente, ocasionando altos custos para a Secretaria Municipal de Saúde.
 
Para o Promotor de Justiça, é sabido que as quedas e faltas constantes de energia, cuja prestação é considerada serviço público essencial, trazem diversos prejuízos econômicos aos comerciantes e prestadores de serviços do município, além de danos patrimoniais e morais às famílias.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS