Medo da falta de segurança online pode impactar vendas pela web

Medo da falta de segurança online pode impactar vendas pela web

Medo da falta de segurança online pode impactar vendas pela web

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Segundo 72% dos entrevistados pelo estudo "Compras do consumidor on-line" da McAfee, Inc., (NYSE:MFE), maior empresa do mundo dedicada à segurança, e conduzido pela Harris Interactive®, a crise econômica não afetou a maneira com a qual os consumidores compram pela Internet. Na pesquisa realizada nos Estados Unidos, pela Internet, entre 19 e 26 de maio de 2009, participaram 516 adultos que compram on-line pelo menos ocasionalmente. A constatação foi de que o medo quanto à segurança on-line e vulnerabilidade de informações pessoais é determinante para consumidores deixarem de comprar pela Internet.
Quase metade dos participantes afirmou ter encerrado um pedido ou abandonado o carrinho de compra em sites devido ao receio com relação à segurança. "É fundamental que os varejistas on-line compreendam que consumidores com intenção de compra estão deixando de realizá-las por não se sentirem seguros na Internet", afirma Tim Dowling, vice-presidente do Grupo de Segurança na Web da McAfee.
"Nossa pesquisa sugere que as preocupações com a economia e o preço não afetaram a maneira com a qual as pessoas compram on-line, mas a preocupação com a segurança foi o principal motivo pelo qual uma compra on-line poderia ser encerrada ou concluída. Todos os sites, independentemente do tamanho, precisam tomar medidas para provar aos seus consumidores que suas informações pessoais permanecerão seguras durante a transação", diz o executivo da McAfee.
Consumidores acreditam em sites que possuem selos de confiança
Há um crescente número de consumidores que exigem selos ou certificados de confiança e que se negam a comprar em sites que não os apresentam. A pesquisa da Harris Interactive® revelou que um (1) em cada cinco (5) consumidores se recusa a comprar de um site sem um selo de confiança como o McAfee SECURET e que cerca de 60% dos entrevistados se sentem seguros ao comprar em sites onde eles aparecem. Para aliviar o medo do consumidor, os varejistas on-line podem comprovar suas medidas de segurança e ganhar credibilidade por meio destes selos. Mesmo nas tentativas de fazer um bom negócio, 63% dos participantes disseram que não comprarão de um site que não apresentar um selo de confiança ou uma política de segurança.
Oportunidade para pequenos varejistas on-line
O estudo da Harris Interactive® também mostrou que, enquanto os varejistas on-line de todos os portes precisam demonstrar suas medidas de segurança aos consumidores, os selos de confiança podem ser ferramentas importantes para empresas menores se igualarem aos seus concorrentes maiores. Mais de 90% dos consumidores ficam preocupados com sua segurança ao comprar em um site novo ou desconhecido e 47% deles procuram selos de confiança para se sentirem seguros ao comprar em um site menos conhecido.
Ao apresentar um selo de confiança, um site pouco popular pode comprovar sua credibilidade para clientes em potencial ao demonstrar que suas informações pessoais estão seguras e, com isso, ganhar uma parcela do mercado de sites maiores. Na verdade, um terço dos consumidores preferiria comprar de um site menor com um selo de confiança em vez de comprar de um site maior e mais conhecido.
A escolha de um selo de confiança leva ao aumento das vendas
Um recente white paper do Yankee Group descobriu que os selos de confiança com varreduras de vulnerabilidades diárias, como o McAfee SECURET, oferecem o nível mais alto de proteção comparado à reputação, à privacidade e aos selos de confiança SSL. Em média, os sites que utilizam os serviços McAfee SECURET observam um aumento de 12% nas conversões de vendas on-line e o selo de confiança é usado por mais de 14 mil varejistas da Internet em todo o mundo.
Os sites que apresentam o selo de confiança McAfee SECURET devem passar por testes diários rigorosos em busca de vulnerabilidades que representem uma ameaça às informações confidenciais do cliente. A McAfee também conduz varreduras diárias no perímetro da rede, testando mais de 10 mil vulnerabilidades em aplicativos de rede e da Web. Os testes de segurança visam garantir uma proteção contra malwares e análises de práticas de negócios para proprietários de sites e varejistas on-line. Com o serviço McAfee SECURE, os comerciantes da Internet também podem demonstrar conformidade com a norma PCI, padrão no setor de cartões de pagamento.
O serviço McAfee SECURE está disponível para proprietários de sites. Os preços têm como base o número de endereços IP ou exibições de página. Para obter mais informações, visite: www.mcafee.com/mcafeesecure
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS