Bairro Conceição recebe projeto sócio ambiental da Seplan
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Informar a população de Porto Velho sobre a ampliação da rede de abastecimento de água na cidade, os benefícios desta ação para a saúde pública e os transtornos momentâneos gerados pela execução das obras de distribuição de água da Capital. Estes são os principais objetivos do Projeto Sócio ambiental, aliado ao Programa de Universalização de Água tratada que está em pleno vapor
O projeto iniciado em outubro do ano passado, sob coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (SEPLAN), por meio da gerência de Desenvolvimento em Infra-estrutura (GDI), adota um método educativo voltado para o uso racional de água e os benefícios à saúde, decorrentes da utilização de água tratada. Nessas áreas a equipe técnica da ação sócia ambiental mobiliza a comunidade para participar de reuniões e palestras sobre o assunto.
De acordo com a coordenadora do projeto, Léia Moreira Braga, a população tem a oportunidade de tirar dúvidas quanto à execução das obras e ficar informada sobre as doenças de veiculação hídrica (através da água contaminada) e refletir também sobre os cuidados com o ambiente.
Segundo ela, as ações vêm se fortalecendo através do grande número de pessoas que participam. Só mês passado já foram promovidas mais de 20 ações pelos bairros da cidade e o resultado tem sido satisfatório e as ações sócio ambientais também chegam às escolas públicas. “Durante as atividades educativas, crianças, professores e servidores das escolas assistem à apresentação teatral de bonecos onde os participantes transmitem de forma simples e divertida, informações sobre o desperdício de água, cuidados com a saúde e destacando também a importância de receber água tratada em casa”, explicou Léia.
Segundo o secretário de Estado do Planejamento, João Carlos Gonçalves Ribeiro, o Projeto de Universalização de Água Tratada assegura que toda a população do perímetro urbano da capital seja contemplada com esses serviços. “É de extrema importância para o governador Ivo Cassol, que as famílias da capital, assim como do interior do Estado, sejam assistidas com o saneamento básico e água de qualidade”, destacou. Ainda de acordo com o secretário, a promoção das ações sócio ambientais proporciona a participação da população junto ao desenvolvimento da Capital.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!