Agricultores representarão o estado em Feira Nacional no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias
Os escolhidos são: Tip Top Frutas e Frutas Tropicais, do município de Ariquemes, Associação Grama de Nova Mamoré, Cooprazon de Candeias do Jamarí, Coopflora de Machadinho do Oeste; Apane de Espigão do Oeste; CooApa de Vilhena; Atreron de São Felipe; AsqForte de Costa Marques; Associação Metareilá de Cacoal e Casa de Crioula de Porto Velho. Além desses onze empreendimentos escolhidos na SEAGRI, mais dois foram incluidos em seleção de nível regional abrangendo todo o bioma Amazônia realizada pelo MDA em Brasília, que são Cooper-Reca e Aromas da Floresta. Desta forma a participação de Rondônia sobe para 13 empreendimentos com base na agricultura familiar.
Para o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Rondônia, Olavo Nienow, resolver a disputadíssima seleção só foi possível graças ao estabelecimento prévio de parâmetros avaliadores como diversidade e quantidade de produtos, regularização junto às inspeções sanitária e fiscal no caso de alimentos, produtos representativos da nossa biodiversidade, entre outros itens.
No caso dos produtos de agroindústrias familiares, Olavo destaca o trabalho promovido pelo Governo do Estado, em especial a SEAGRI, na regulamentação da Lei Complementar 406/2007 que trouxe regras simplificadoras para instalação de empreendimentos familiares.
"Em conjunto, tanto a SEAGRI como a SEDAM, a SEFIN, a Agência IDARON e a Emater já tem formatado um programa de incentivo que, temos certeza, trará para o mercado formal as agroindústrias familiares que são uma forma de gerar emprego e gerar renda efetiva, com base na nossa própria capacidade, sem esperar por mega investimentos, que apesar de bem vindos são demorados e de maior impacto ambiental" finaliza o delegado do MDA.
Dos 22 empreendimentos familiares que participaram da seleção, 5 eram agroindústrias familiares instaladas no município de Ariquemes. Isto se deve ao incentivo local da Prefeitura Municipal que tem o programa de verticalização da produção familiar com acompanhamento técnico, apoio para criação de plano de negócio e comercialização. Outras prefeituras da região de Ariquemes e que compõem o Território Vale do Jamarí estão trabalhando a implantação de programas parecidos e a meta inicial é a de atender pelo menos o fornecimento para merenda escolar conforme recente lei federal.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!