Série de seis palestras sobre o tema "Assédio Moral", ministrada pelo consultor e administrador Karim Khoury, acontece a partir desta segunda-feira (3/08) no Tribunal de Justiça de Rondônia. Na primeira turma, que começou às 8h no auditório do TJ/RO, cerca de 50 servidores acompanharam os esclarecimentos sobre o assunto. Este tema foi sugerido pela presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, por sua atualidade e importância para a contínua melhoria das relações de trabalho nas instituições.
A palestra pretende esclarecer aos participantes como reconhecer dentro do ambiente de trabalho a ocorrência do assédio moral. Karim Khouri, destacou que o assédio não se configura apenas de um superior hierárquico para com um subordinado mas, também, entre colegas de trabalho e, mesmo, de um funcionário para com o seu chefe, por isso, é necessário conhecer os diversos tipos de conflitos nas relações trabalhistas para que o assédio moral seja corretamente diagnosticado.
Deixar claro e disseminada as atribuições de cada um dos envolvidos é outro ponto importante, destacado pelo palestrante, para a resolução de conflitos e para se coibir a prática do assédio moral, mantendo uma ambiente harmonioso e produtivo no trabalho.
Para a oficial de justiça Luciê Maciel, "o palestrante conseguiu transmitir com clareza os conceitos sobre o tema". Ela avalia positivamente a iniciativa do TJ/RO. Opinião semelhante tem a agente judiciária Neli Castro Moura, para quem "além de positiva, a palestra foi esclarecedora e supriu todas as suas expectativas".
A série de palestras é coordenada pela Divisão de Capacitação de Pessoal (Decap) e será ofertada a todos os 1.254 servidores do TJ/RO lotados na capital, durante os dias 3, 4 e 5 do mês em curso em dois horários: das 8 às 10 horas e das 16 às 18 horas.