Quanto maior a escolaridade, maior a jornada de trabalho, diz estudo

Quanto maior a escolaridade, maior a jornada de trabalho, diz estudo

Quanto maior a escolaridade, maior a jornada de trabalho, diz estudo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pesquisa do Ipea revela ainda que os paulistas tiveram, em 2007, a maior média semanal de trabalho do País .
Estudo realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) constatou que quanto maior o grau de escolaridade do trabalhador brasileiro, maior a jornada de trabalho.
Em 2007, a menor jornada média de trabalho semanal, no caso de 36,2 horas, era dos trabalhadores com até um ano de estudo. Já a maior jornada média de trabalho, de 40,5 horas semanais, foi exercida pelos profissionais com oito a dez anos de escolaridade.
Segundo o estudo, o baixo dinamismo econômico, acompanhado pela elevação do desemprego e da queda de remuneração do trabalho, terminou impondo a muitos ocupados a ampliação do horário de trabalho, assim como a aceitação de qualquer horário de trabalho, por menor que essa jornada seja, como estratégia de sobrevivência.
Estados e a jornada de trabalho semanal
Em 2007, o brasileiro trabalhou, em média, 39,4 horas por semana, o que representa uma redução de 10,7% na carga horária média semanal trabalhada pelos ocupados em relação ao ano de 1988, de 44,1 horas semanais.
Os paulistas tiveram, em 2007, a maior jornada média de trabalho semanal (41,9 horas). Em seguida, surgem os estados de Santa Catarina (41,1 horas), Goiás (41 horas) e o Distrito Federal (40,8 horas).
Por outro lado, os piauenses são os ocupados com a menor jornada média de trabalho semanal (31,1 horas). Logo depois, aparecem os estados do Maranhão (35,1 horas), Acre (35,8 horas) e Rondônia e Bahia (36,6 horas).
Mulheres x homens
Além disso, a pesquisa constatou que, entre 1988 e 2007, as mulheres ocupadas tiveram uma queda de 11,1% na jornada média semanal de trabalho. Enquanto que os homens, no mesmo período, sofreram uma redução de 10%.
Atualmente, a jornada média semanal de trabalho das mulheres é de 35,1 horas. Já a dos homens é de 42,6 horas.
Idade
Com relação à idade, no ano de 2007, os trabalhadores com mais de 24 até 40 anos apresentavam a maior jornada média semanal de trabalho, com 41,1 horas. Em contrapartida, os ocupados com mais de 55 anos de idade registram a menor carga média semanal de trabalho, com 35,4 horas.
Os trabalhadores de até 24 anos, no mesmo período de análise, tiveram uma jornada média semanal de trabalho de 37,1 horas e os ocupados com mais de 40 anos até 55 anos de idade registraram uma carga média semanal de trabalho de 40,5 horas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS