Pesquisa mostra reincidência de gravidez em adolescentes de Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A maternidade municipal de Porto Velho, Mãe Esperança, divulgou em pesquisa, que mais de 40% das adolescentes da capital que engravidam têm dois ou mais filhos antes de completar 20 anos.
Segundo dados da unidade, mais de 70% das mulheres que fizeram laqueadura entre 2006 e 2008 na maternidade, tiveram o primeiro filho na adolescência. Cerca de 37% tiveram até três filhos antes dos 20 anos.
A dona de casa Sueli de Lima, de 26 anos, tem cinco filhos e se tornou mãe aos 15 anos. Agora, Sueli decidiu fazer laqueadura, esterilização através de cirurgia.
A assistente social da maternidade, Karigina Sueli de Oliveira, informou que a mulher precisa ter idade mínima de 25 anos e pelo menos dois filhos.
A pesquisa foi realizada com base nos registros dos prontuários de mulheres que fizeram laqueadura entre julho de 2006 e junho de 2008.
O programa “De novo não” foi criado pela equipe da maternidade para orientar jovens mães a prevenir a reincidência da gravidez na adolescência. O atendimento é oferecido terça, quarta e quinta, às 13h na maternidade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!