Moradores do bairro Embratel, zona Norte da capital, exigem que Prefeitura de Porto Velho faça mais melhorias, pois a localidade está passando por processo de asfaltamento na avenida Pinheiro Machado, mas segundo eles, outras ruas adjacentes precisam de reformas urgentes, tais como: rua Equador, Guiana Francesa, Peru e Suriname, todas estas estão com o asfalto danificado e/ou depredado. “A comunidade daqui espera que a Prefeitura providencie o asfalto para que tome o lugar dos buracos e das pedras britas que se espalham por todas as vias”, disse um morador da região.
“Ha mais de sete anos o bairro não tem manutenção, seja ela de iluminação, saneamento básico, asfalto e, principalmente, em sinalização. Diante desse abandono nós, moradores, exigimos as melhorias já”, complementou a moradora Vânia Silva Figueiredo.
Os moradores ressaltaram a importância do bairro para o tráfego de todo aquele perímetro, pois centenas de milhares de carros passam pelo local para visitarem o Porto Velho Shopping, empreendimento este instalado na avenida Rio Madeira, ou ter acesso aos bairros da zona Norte, como Aponiã. Guajará, Clodoaldo Pontes Pinto e 04 de Janeiro.
SINALIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO URGENTES
Para a comunidade daquele setor da cidade o grande perigo na atualidade é a falta de sinalização e iluminação nas ruas do bairro, pois a gestão municipal vem asfaltando a rua Pinheiro Machado entre os perímetros que compreendem as ruas Buenos Aires, Venezuela, Nicarágua, Chile, México e Equador. No entanto, todas estas ruas citadas nos horários de 12h00 até às 17h30, o movimento fica intenso e os motoristas não sabem ainda de quem é a preferencial no trânsito louco e sombrio do bairro Embratel.
Um detalhe sobre o despropósito da falta de sinalização ocorre entre as ruas Venezuela e Buenos Aires, próximo do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Porto Velho, que já estão asfaltadas há mais de 10 dias, porém a SEMTRAN (Secretaria Municipal de Trânsito) ainda não fez a sinalização dessas ruas, tornando o local uma “zona de risco” iminente para ocorrer um grave acidente automobilístico.
De acordo com um guarda de uma empresa particular de segurança, que não quis se identificar e que faz o serviço de vigilância do SAMU, graves acidentes podem acontecer, pois ele mesmo observa diariamente cenas de imprudência no local por parte de todos os motoristas que trafegam pela área. Segundo o guarda os carros passam pelo cruzamento, muitas vezes, sem olhar se existe tráfego, como uma “roleta russa”, o que com a sinalização devida minimizaria a situação de risco.
A iluminação precária (ou inexistente, como foi apontada por alguns moradores do Embratel) tem afetado a vida dos transeuntes que utilizam as vias, pois a escuridão que tomou boa parte da localidade é propícia para atrair assaltos e, inclusive, provocar acidentes.
“As pessoas têm medo de cruzar as ruas ou mesmo andar por elas, pois é um breu só, maninho. Seria bom se a Prefeitura ao iniciar um trabalho nos bairros concluísse, sinalizando e iluminando os trechos mais críticos”, disse uma moradora da região.