ALERTA - Governo orienta escolas de Rondônia sobre prevenção da gripe suína

ALERTA - Governo orienta escolas de Rondônia sobre prevenção da gripe suína

ALERTA - Governo orienta escolas de Rondônia sobre prevenção da gripe suína

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Apesar de Rondônia só ter confirmado um caso da gripe suína, causada pelo vírus influenza A ou H1N1, a secretária estadual da Educação, professora Marli Cahulla, está reforçando as orientações dadas em reunião no início de julho aos 33 representantes de Ensino da Seduc com relação às medidas preventivas que os diretores devem adotar a partir da próxima semana quando termina oficialmente o recesso nas escolas iniciado nesta segunda-feira (27).
 
Levando em consideração o alerta divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a secretária disse que não há necessidade de adiar o reinício das aulas no segundo semestre, mas lembrou que os pais, diretores, professores, demais funcionários das escolas e até mesmo os alunos adultos devem estar atentos para os possíveis sintomas da doença, que se confundem com os da gripe comum.
 
“Não há necessidade de pânico. Mas, como sabemos que ambientes fechados favorecem o contágio de doenças virais, como é o caso da gripe suína, orientamos que estudantes com sintomas de gripe evitem voltar para a escola até que tenham se curado”, recomendou a secretária, lembrando que as medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde valem para toda sociedade, que deve proteger com máscaras ou lenços a boca e o nariz ao tossir e espirrar, manter os ambientes ventilados e lavar bem as mãos com água, sabão ou sabonete antes das refeições ou de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
 

Outra orientação da secretária Marli foi para que os pais ou responsáveis levem seus filhos aos postos de saúde ou ao consultório médico de confiança ao perceberem os primeiros sinais da gripe, que são febre repentina acima de 38° C, tosse, coriza, dores musculares, nas articulações, na garganta e na cabeça. “Vale destacar que essas medidas de higienização devem ser adotadas em todos os ambientes, pois de nada adianta ter cuidado na escola e descuidar-se em casa e em outros locais sociais. A higiene é prioridade em qualquer situação e local”, alertou a secretária Marli.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS