Quem é motorista e anda em Porto Velho, ou até mesmo quem nunca andou por aqui se pergunta?
- Tem Secretaria de Transportes?
- Tem Secretaria que cuide do Trânsito em Porto Velho?
E, se pensarmos por alguns segundos, nós mesmos respondemos: Não Tem!
Levei cinco anos para fazer uma crítica à atual administração, mas não tá dando pra aguentar o caos que virou o trânsito em Porto Velho, e quando existem soluçoes imediatas e que devem ser tomadas. Cobrando pelo voto que depositei na Urna venho a publico requerer providências, usando do meu direito de Cidadão Porto Velhense
Vamos lá:
Depois da ampliação da BR no sentido trevo do Roque e Unir, veio o fechamento da entrada que dava acesso a Rua Brasília na altura do bairro São João Batista e o bloqueio de acesso a Estrada da Coca-Cola que é porta de entrada a nada menos que 7 Condomínios na Zona Sul, tudo piorou muito. O trânsito parou e enquanto isso a experiente secretária (por gratificação) o que ofereceu?
O que fez a tal secretária em seu casulo?
Ofereceu a Prudente de Moraes e a Campos Sales para o fluxo diário de milhares de veículos, a magnânima Secretária (por gratificação) e sua esplendida equipe tornaram mão dupla a Rua Prudente de Moraes, entre a Alexandre Guimarães e a BR, sendo que não havia nenhum problema entre a Alexandre Guimarães e a Rio de Janeiro.
Os carros vinham pela Prudente e quando chegavam a Rio de Janeiro, viravam à esquerda (sentido Centro), sem problemas, o índice de acidentes no local sempre foi ZERO, pois sempre se respeitou a preferencial na Prudente de Moraes.
Na intenção de não solucionar nada se colocou um sinal na Rio de Janeiro com Prudente de Moraes, criaram o caminho inverso (prejudicando até moradores locais) entre a Alexandre Guimarães e Rio de Janeiro pela Prudente de Moraes e fazendo com que os motoristas para fugirem do sinal (semáforo) entrem pela estrada do Santo Antonio que nasce na Prudente de Moraes.
O fluxo de veículos em direção ao Centro é terrível nas horas de “PICO” e, no entanto, na direção inversa contam-se carros e motos que sobem a Prudente de Moraes em direção a BR.
É claro que se a tal secretária (por gratificação) pensasse um pouco ou fosse ao menos motorista ou ainda se assim sendo se arriscasse a andar neste trecho as 7 da manha ou às 18 horas, veria que a solução é fazer uma PARCERIA com o DENIT e abrir a passagem que dá acesso a Estrada da Coca-Cola pela BR, oportunizando aos moradores dos 7 Condomínios que existem no local, possam chegar em casa fugindo do congestionamento proposto e imposto pela SEMTRAM criado na Av. Campos Sales, oportunizando aos alunos da UNIR um acesso mais rápido para as suas aulas, permitindo o fluxo dos veículos com normalidade
Além de diminuir tal fluxo na Campos Sales que vai da Bola até a Rua João Paulo I, estariam resgatando o respeito aos moradores, quiçá eleitores num futuro próximo, estariam enfim dando uma solução ao caos que se formou na Zona Sul.
Outro ponto crucial seria transformar a Prudente de Moraes em mão dupla a partir da Rio de Janeiro e não da Alexandre Guimarães, solucionando assim o problema da Alexandre Guimarães na hora de “pico”.
São soluções práticas e baratas e que dariam resultado imediato ao grande caos gerado no local.
A tal secretária (por gratificação) têm que sair do seu pedestal e ir as Ruas perguntar o que a População anseia e necessita. Essa história de: Eu asfaltei! Eu fiz? Eu coloquei? Eu tirei? Eu vou estar fazendo?...Sinceramente é coisa de quem não tem o que fazer, aliás, não têm e não sabe o que fazer.
Vamos concordar com o presidente da Câmara pelo menos uma vez e dar posse ao Cláudio, que ao menos conhece a cidade e sabia o que estava fazendo, ele dirige, conversa com o povo, foi eleito pelo povo, embora more na Zona Leste conhece as necessidades da Zona Sul e Leste de Porto Velho.
Vamos tentar arrumar outro Cargo para a tal secretária (por gratificação), que tal a ela um posto em que ela fique sentada, numa cabine, como numa borracharia, como aquela na BR próximo a Vila Tupy, onde ela possa assistir que as soluções existem, mas precisam de ações para ser aplicadas. Vamos colocá-la para fazer companhia àquele simpático manequim que fica por ali o dia todo
Outro ponto é a colaboração do Exército na Estrada da Coca-Cola e na Prudente de Moraes, ao que tange manter limpa aquela área que pertence ao Exército Brasileiro, ali virou depósito de lixo, o mato toma conta das Ruas, enquanto os URUBUS fazem a festa no local.
Já no Exército a preocupação é com a Educação Física dos Mininus! Parece mentira, mas se você observar pela manhã, no trecho que compreende a Calama entre a Rui Barbosa e Gonçalves Dias até a Estrada do Santo Antonio, você vai se deparar com a preocupação do Exército Brasileiro em Porto Velho é Jovens e Velhos correndo para se manter em forma! Passem pela Carlos Gomes e assistam as incríveis PELADAS que acontecem ali todos os dias até as 10 da manhã, afinal us mininus precisam estar em forma!
Enquanto isso a gente recolhe impostos.
Enquanto isso a secretária (por gratificação) continua sedenta pela gratificação e quanto ao Trânsito? Ah! Esse só continua matando, seja de acidente, ou seja, de raiva, mas continua matando!
Rondon Rony
Rondoniense por opção
Amante de Porto Velho
E terminantemente contra os desmandos na Administração Pública