Os trabalhadores das empresas de transporte coletivo de Porto Velho aceitaram a proposta do Sindicato patronal (SET) e descartaram a deflagração de mais uma greve do setor. A proposta do SET foi discutida entre a categoria na tarde de ontem e no início da manhã desta sexta-feira (24.07) na sede do sindicato da categoria de motoristas e cobradores (Sitetuperon).
A proposta feita pelas empresas foi dentro das expectativas, segundo a direção do Sitetuperon. Além da concessão de 7% de reajuste, as empresas vão equiparar o salário dos motoristas de microônibus aos dos condutores de ônibus (de R$ 1.014,00 a R$ 1.316,69) e vão garantir a estabilidade dos cobradores dos coletivos por mais dezoito meses.
Outra vitória obtida na negociação na Justiça do Trabalho foi o fim do intervalo das jornadas (a partir de agora cobradores e motoristas vão cumprir 7h20 sem intervalo) e das jornadas de pico, que obrigava motoristas e cobradores a trabalhar em horários de maior movimentação de passageiros em dois turnos (horário de almoço e final da tarde).
Segundo o vice-presidente do Sitetuperon, Edílson Pereira da Silva, as participações efetivas da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho nas negociações foram de vital importância para que a categoria atingisse os objetivos. Nesta sexta-feira, a direção do Sitetuperon vai homologar a proposta na Justiça do Trabalho e colocar um ponto final na iminência de greve.
“A Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho colocaram-se à frente da categoria e conseguiram sensibilizar as empresas para os problemas que estávamos passando. Nosso pleito foi reconhecidamente justo e as empresas também tiveram a sensibilidade de ceder. Todos saímos ganhando, trabalhadores, empresas e a população”, finalizou Edílson.