Galera Nativa previne violência em Jaci conclui curso profissionalizantes para 200 pessoas

Galera Nativa previne violência em Jaci conclui curso profissionalizantes para 200 pessoas

Galera Nativa previne violência em Jaci conclui curso profissionalizantes para 200 pessoas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Lançado no início de junho deste ano, o Projeto Galera Nativa Jaci, da Prefeitura de Porto Velho, está em andamento e já colhe bons frutos, como a certificação de conclusão de cursos profissionalizantes para cerca de 200 pessoas, entre jovens e mulheres, segundo informação do titular da Coordenadoria Municipal da Juventude, Samuel Pessoa. Os formandos receberam nesta semana diplomas dos cursos de meta-reciclagem (montagem e manutenção de computadores), cabeleireiro e culinária (doces e salgados). O Projeto Galera Nativa é um esforço conjunto das secretarias municipais que estão voltadas para o atendimento direto da população para prevenir problemas decorrentes do rápido aumento populacional do distrito, que é alvo de um fluxo migratório provocado pela expectativa de emprego gerada pela construção da usina hidrelétrica de Jirau.
 
Samuel Pessoa explica que o projeto está focado principalmente nas crianças, na juventude e nas mulheres, que são os segmentos mais vulneráveis neste tipo de situação, e visa criar uma cultura de paz, com a prevenção de problemas como a gravidez não planejada de adolescentes e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs/Aids) e o uso indevido de drogas, acesso a cursos profissionalizantes e encaminhamentos para o mercado de trabalho e atividades de cultura, esporte e lazer.
 
Uma das ações já em andamento é uma pesquisa domiciliar para a composição de um  diagnóstico sobre a prevenção de gravidez na adolescência e o uso indiscriminado de drogas, que está sendo feito pela Secretaria Municipal de Saúde. A Secretaria está capacitando os agentes de saúde para detectar este tipo de situação. Além disso, uma série de palestras está alertando os pais de alunos sobre esta problemática nas três escolas do distrito. Está em fase de implementação o Programa Educacional de Resistência às Drogras (Proerd), promovido pela  Polícia Militar em parceria com a prefeitura.
 
No segundo semestre deste ano, a prefeitura vai reforçar o setor de saúde do distrito de Jaci-Paraná com a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e reforço do Programa de Saúde da Família. Também está prevista a implantação de um Centro de Referência Especializado da Assistência Social e a revisão e atualização do Programa Bolsa Família, além da implantação de um Conselho Tutelar.
 
O Galera Nativa inclui uma ampla programação cultural e esportiva, um incremento na oferta de cursos profissionalizantes e a promoção de palestras, oficinas e outras atividades de conscientização e divulgação de temas atinentes a violência doméstica contra mulheres, jovens e crianças e melhoria de qualidade de vida da comunidade.
 
Apoio
 

O Projeto Galera Nativa conta com a atuação dos seguintes órgãos municipais: Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), Fundação Cultural Iaripuna, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e Turismo (Semdestur), Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Coordenadoria Municipal de Juventude. O trabalho também conta com o apoio da Polícia Militar, conselhos de direito, Polícia Civil, Juizado da Criança e do Adolescente, entidades não governamentais, Ministério Público Estadual, Universidade Federal de Rondônia e empresas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS