Completada mais uma etapa das obras de Esgotamento Sanitário no bairro Aponiã
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As obras do Sistema de Esgoto Sanitário na capital, iniciadas na estrada da Penal com a avenida Guaporé, no bairro Aponiã, completa mais uma etapa. Já foram implantados os tubos de esgoto de 150 mm naquela localidade e também nas imediações da rua Luiz de Camões.
A região está recebendo a primeira frente de trabalho desta obra, que depois de pronta, levará mais saúde à população de Porto Velho, pois haverá não só o sistema de tratamento, mas coleta e disposição final do esgoto sanitário. A obra é fruto de uma parceria do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com o Governo do Estado. O investimento é de R$ 644 milhões.
Segundo o Secretário de Planejamento do Estado, João Carlos Ribeiro, uma série de enfermidades infecciosas, cujos ciclos de transmissão dependem essencialmente das condições sanitárias, será evitada com a implantação deste sistema. “O esgotamento sanitário constitui uma das mais importantes medidas preventivas de enfermidades, uma vez que os organismos causadores da maior parte dos transtornos relacionados com a água e as más condições de higiene se encontram nas fezes ou urinas das pessoas infectadas,” explicou ele.
De acordo com o Consórcio Cowan Triunfo, responsável pela execução das obras, nos primeiros sessenta dias de trabalho, serão atendidas as sub-bacias 2B6 e 2B9 localizadas entre as ruas Enrico Caruso e a Avenida dos Imigrantes e da avenida Guaporé até a Rua Daniela. Depois desta etapa, os trabalhos serão estendidos pela Sub-bacia 2B5, que compreende os bairros Flodoaldo Pontes Pinto, Rio Madeira e parte do bairro Esperança da Comunidade.
No total, serão instalados mais de 900 quilômetros de tubulações para a coleta de esgoto. A previsão é de que as obras terminem em 24 meses.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!