Quarta etapa do Terra Legal em RO é concluída

Quarta etapa do Terra Legal em RO é concluída

Quarta etapa do Terra Legal em RO é concluída

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Terminou a primeira fase dos mutirões da Operação Arco Verde – Terra Legal, programa de regularização fundiária promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com estados e municípios. O relatório total de posseiros cadastrados no programa durante os mutirões realizados em Porto Velho, Nova Mamoré, Machadinho do Oeste e Pimenta Bueno soma, até o momento, 1254 solicitações de legalização de terras em áreas não devolutas da União com até 15 módulos fiscais.

Se comparados ao número de cadastros realizados nos estados do Amazonas, Pará, e Mato Grosso, o índice de Rondônia corresponde a 47,50 % de um total de 2656 solicitações feitas nestes quatro estados. Em Porto Velho foram efetuados 885 cadastros, 82 em Nova Mamoré, 145 em Machadinho do Oeste e 142 em Pimenta Bueno.

 

Agora, os mutirões trabalham nos postos de cadastramentos que estão sendo realizados em Extrema, distrito de Porto Velho, Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré, e em algumas linhas do município de Pimenta Bueno. Esse esforço de titular a propriedade de terras públicas ocupadas por posseiros na Amazônia Legal conta com a participação da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri). O secretário estadual de Agricultura, Carlos Magno, destacou a parceria entre os governos Federal e do Estado no processo de regularização fundiária. “A Seagri cedeu equipamentos, transporte e equipes técnicas para agilizar esse processo que permite trazer essa população para o mundo da legalidade, com acesso às políticas públicas”, destacou Magno.

Para o engenheiro agrônomo Roberto Cláudio Santiago, que participa ativamente desse processo de cadastramento, o que mais tem marcado esses mutirões Rondônia afora é a emoção de quem, a partir de agora, poderá ter a segurança jurídica de sua terra. “E isso é muito importante porque essa legalidade traz resultados positivos como acesso à crédito e estímulo para investir na produção e infra-estrutura da propriedade”, comentou o engenheiro.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS