BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Rondônia se destaca por gerar mais de 50% dos empregos na região Norte

Rondônia se destaca por gerar mais de 50% dos empregos na região Norte

Da Redação

17 de Julho de 2009 às 15:08

Foto: Divulgação

Pelo sexto mês consecutivo Rondônia se classifica como o melhor Estado na geração de empregos da Região Norte, responsável por preencher 53,69% vagas de emprego ofertadas na região, em razão de todo o processo de desenvolvimento que tem alcançado diante de grandes investimentos e empreendimentos realizados no Estado.
 
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em junho de 2009 foram gerados 2.972 empregos celetistas, equivalente à expansão de 1,66% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Tal desempenho deveu-se, principalmente, ao crescimento no setor da Construção Civil, mais de 2.129 postos.
 
Não é somente a capital que está absorvendo a mão-de-obra local, mas o Estado como um todo está crescendo e contribuindo na geração de emprego e renda. Porto Velho gerou 1.718 empregos celetistas, enquanto os demais municípios contribuíram com 1.254, ou seja, o interior do Estado é responsável por quase metade do total de empregos.
 
No primeiro semestre do corrente ano, houve acréscimo de 14.364 postos, fazendo com que Rondônia garanta o primeiro lugar do Brasil constituindo em termos de variação absoluta e relativa, o melhor resultado da série histórica do CAGED e da Região Norte. Dos 119.495 empregos ofertados em todo o país no mês de junho, Rondônia participou com 2,59% desse total, constituindo um ótimo resultado e se mantendo à frente de grandes megalópoles. “As ações implantadas pelo Governo do Estado, como exemplo a colocação e a recolocação de trabalhadores no mercado, bem como buscar subsídio, orientar e melhorar a qualidade dos serviços prestados tem colaborado na conquista desse resultado”, afirma Marco Antônio Petisco, secretário titular da SEDES. 
 
Nos últimos 12 meses, o Estado de Rondônia foi responsável pela maior evolução do emprego formal da região, ao apresentar crescimento de 9,60% no nível de emprego, ou seja, um saldo de 15.908 postos de trabalho. Esse resultado, em termos relativos, foi o melhor para o período, tanto na Região Norte, quanto no país. O SINE – Sistema Nacional de Emprego, programa executado pela Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), cooperou expressivamente nesse resultado, fazendo a intermediação de mão-de-obra além de outras ações executadas através das dez unidades de atendimento distribuídas nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Jí-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena e Alta Floresta.
 

As unidades de atendimento prestam serviços de inserção ou recolocação do trabalhador no mercado de trabalho por meio do seu encaminhamento às vagas coletadas junto aos empregadores, podendo ainda ser conduzidos, sempre que necessário, a cursos de capacitação e qualificação profissional. “Dessa maneira, o Governo do Estado investe em políticas públicas para garantir o desenvolvimento econômico e social de Rondônia e cooperar com o crescimento do país”, reitera Marco Antônio Petisco.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS