A conclusão da obra de quadra de esporte coberta que fica na rua Laranjeira, bairro Castanheira, zona Sul de Porto Velho, está atrasada há mais de seis meses. O Valor do investimento é de R$ 263.163,19 (duzentos e sessenta e três reais mil, cento e sessenta e três reais e dezenove centavos) que deveria ter sido executado em 120 dias no ano de 2008, com uso de recurso federal foram colocadas pilastras e duas paredes de concreto, que estão inacabadas.
Mais de 500 famílias do bairro Castanheira que seriam beneficiadas com a quadra foram prejudicadas com a incompetência da gestão administrativa municipal, pois a prática esportiva em uma área considerada hostil até pelos moradores, como a da zona Sul, é a única solução para a diminuição dos números de violência em Porto Velho.
De acordo com a moradora Orminda Vaz Almeida, a obra inacabada virou ponto de encontro de traficantes, usuário drogas, assaltantes e estupradores, pois a rua não tem iluminação pública há mais de quatro anos e em 2008 as campanhas políticas dos candidatos a vereança pelo PT prometiam mundos e fundos para os moradores.
EMPRESA CONTRATADA
A empresa APN Construção Civil, contratada em executar a obra em 120 dias, em contato com a reportagem do Rondoniaovivo.com, respondeu através de um porta-voz, identificado apenas como Antônio, que os problemas de conclusão na obra são pequenos, se tratando tão somente de ajustes, pois falta apenas a cobertura e o piso. Ao ser perguntado sobre o tempo de retorno da obra, Antônio falou que em breve será retomada as obras, sem especificar um prazo de forma objetiva.
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
A reportagem entrou entrar em contato com as secretarias do município que na placa de identificação da obra são citadas como responsáveis, sendo elas a SEMOB (Secretaria Municipal de Obras) e SEMUSB (Secretaria Municipal de Serviços Básicos), o resultado foi quase nulo para obter qualquer informação a respeito.
Em contato com o secretário titular de Obras, Marcelo Fernandes, na manhã de terça-feira (14), ele disse que a obra da quadra não faz mais parte da administração da sua secretaria, cabendo a SEMPRE (Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais) prestar qualquer tipo de esclarecimento a respeito da obra parada.
Já o coordenador de fiscalização das obras de Porto Velho, Valmir Queiroz, em resposta a reportagem disse que a referida obra não está paralisada, pelo contrário, está em andamento (confira as fotos abaixo e veja o abandono), pois, segundo ele, a cobertura está sendo feita em Cuiabá (MT) e que nesta semana provavelmente chegará à capital. Valmir deixou bem claro que no período de 90 dias a quadra poliesportiva no bairro Castanheira estará concluída.
CONFIRA FOTOS: