FISCALIZAÇÃO - Instituto de Pesos e Medidas fiscaliza postos de combustíveis e balanças comerciais

FISCALIZAÇÃO - Instituto de Pesos e Medidas fiscaliza postos de combustíveis e balanças comerciais

FISCALIZAÇÃO - Instituto de Pesos e Medidas fiscaliza postos de combustíveis e balanças comerciais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A equipe de fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) vistoria até este sábado(11), bombas de postos combustíveis e balanças em estabelecimentos comerciais de Ji-Paraná. O trabalho está sendo feito há 20 dias por duas equipes de Porto Velho. Durante a ação, foram fiscalizados 50 postos de combustível e segundo a instituição, não foi encontrada nenhuma irregularidade na medição das bombas.  Já as balanças, dez foram apreendidas, por não estarem com o lacre do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). De acordo com informações, as dez balanças não teriam sido fabricadas no Brasil.

 

Toda balança tem que ter a marca de verificação acompanhada do prazo de validade e do lacre próprio do Inmetro. O lacre impede o acesso aos locais de regulagem e com isso, a adulteração. Outro problema, segundo os fiscais, é que cerca de 10% das 600 balanças verificadas estavam com o lacre rompido e apresentavam falhas eletromecânicas que comprometiam o funcionamento preciso e a segurança dos instrumentos.

 

“Os próprios comerciantes estavam acessando mecanismos internos do instrumento, o que é proibido, porque a balança só pode ser consertada por técnicos que trabalham em oficinas credenciadas”, explicou o fiscal do Ipem, Edilson Pereira da Silva. Os técnicos do Ipem fazem um alerta aos consumidores na hora de abastecer o veículo, ou comprar em estabelecimentos que possam apresentar risco ao seu bolso.

 

A balança deve estar num local apropriado, com fácil visibilidade para que o consumidor possa acompanhar a pesagem.
Quanto às bombas de combustível, antes do abastecimento a bomba medidora deve indicar zero para a “quantidade de litros” e o “total a pagar”. O consumidor deve conferir o valor do “preço por litro” e constatar se a bomba está com sua verificação em dia. Toda bomba medidora de combustível líquido verificado mostra a marca oficial do Inmetro.

Em caso de dúvidas, denúncias, sugestões ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem no telefone 0800 647 2777.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS