A Secretaria Municipal de Agricultura de Cacoal está sendo sede deste ontem, 09, da reunião do Território Rio Machado, que compreende os municípios de Cacoal, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Primavera de Rondônia e São Felipe, onde estão discutindo com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, através do Programa Nacional de Desenvolvimento dos Territórios Rurais, políticas públicas para liberação de recursos financeiros para projetos de infra-estrutura e custeio para o beneficio da agricultura familiar.
De acordo com o professor, Marcelo Ferreira Tete, a reunião serve também para os participantes receberem orientações de como elaborar projetos. Cacoal participa do programa desde 2007, e a idéia e tornar o Território Rio Machado como Território da Cidadania para facilidade de obter investimentos em favor da agricultura familiar.
O programa Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.
Hoje Rondônia tem quatro territórios aprovados, sendo esses: Madeira Mamoré, Vale do Jamarí, Central e Rio Machado, sendo os três primeiros territórios da cidadania e o Rio Machado território rural. Segundo Marcelo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário disponibiliza para esses dois anos recursos na ordem de 1, 2 milhões para contemplação de beneficio em favor da agricultura rural, compreendendo os vários aspectos. O encontro está programado para encerrar hoje.
O Secretário Municipal de Agricultura, Vilmar Kemper, destacou a importância do evento, salientando também que no próximo dia 14 de julho será realizada a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR.