Docentes do curso de Jornalismo da Unir divulgam nota em defesa do diploma

Docentes do curso de Jornalismo da Unir divulgam nota em defesa do diploma

Docentes do curso de Jornalismo da Unir divulgam nota em defesa do diploma

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O corpo docente do Departamento de Jornalismo (Dejor) da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Campus de Vilhena, defende a obrigatoriedade da formação universitária específica para o exercício do jornalismo no Brasil. Acredita que a universidade é o lócus apropriado para o ensino, a crítica, o debate e a democracia da comunicação. Considera a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista um retrocesso, à medida que subtrai da sociedade o direito de receber informação de qualidade e elaborada com ética, responsabilidade, técnica e conhecimento.
 
A defesa dos direitos da sociedade é uma das mais importantes lutas do jornalismo. A formação acadêmica como acesso à profissão é condição fundamental para se ter um profissional à altura desta complexa e específica atividade humana. A universidade, além do ecoar de saberes diversos, é o alicerce para a construção do principal papel do jornalismo: servir aos cidadãos, encontrar soluções para os seus problemas, lutar pelo bem-estar público. A universidade tem também a função de fomentar o ensino e a pesquisa na área jornalística. A constituição do campo científico da comunicação proporcionou ao País ter uma comunidade expressiva nesta área, respaldada pelo sistema nacional de ciência e tecnologia.
 
Os professores do Departamento de Jornalismo da Unir são favoráveis ao ensino superior de jornalismo, público e de excelência. Neste momento crucial para o jornalismo estão solidários à categoria. São partícipes da liberdade de imprensa, veracidade, direito à informação e serviço público. A ressonância do jornalismo é a sociedade. É com ela que é necessário realizar um debate amplo sobre a atividade comunicacional contemporânea, fundamental para as mediações culturais num mundo democrático. A regulamentação da profissão não compromete a democracia.
 

Uma nova legislação, moderna e representativa da complexidade do jornalismo, deve ser construída em local apropriado – o Congresso Nacional – a fim de garantir os direitos não apenas dos jornalistas, mas de toda a sociedade à informação de qualidade e responsável. Temos a certeza que o jornalismo ajuda a espalhar democracia pelo mundo. E deve fazê-lo de forma plena e honesta.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS