De segunda a sexta-feira como deputado (ou deputada) federal. Essa é uma experiência a que os alunos das escolas públicas e particulares do Estado de Rondônia podem concorrer. O Programa Parlamento Jovem Brasileiro, iniciativa da Câmara dos Deputados, tem a finalidade de possibilitar aos alunos de 16 a 22 anos, matriculados no 3º ano do Ensino Médio, a oportunidade de disputar uma vaga para vivenciar o cotidiano das atividades parlamentares na Câmara dos Deputados, de 9 a 13 de novembro deste ano.
Para participar, o estudante deve elaborar um projeto de lei nas áreas de Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; ou Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Os projetos devem levar em conta uma visão ambiental, em transversalidade com o meio ambiente.
Durante os cinco dias da legislatura, os participantes terão a oportunidade de viver o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções legislativas. A tramitação dos projetos de autoria dos jovens deputados se dará de acordo, tanto quanto possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados. O número de participantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional à quantidade de deputados federais que representam a unidade federativa da qual o aluno faz parte. Rondônia, que é representada por oito deputados federais, poderá ter a participação de um Jovem Parlamentar.
O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, é uma iniciativa do Deputado Lobbe Neto, regulado pelo Ato n.º 49/04 da Mesa e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados.