Não vão faltar recursos para as obras do DNIT em Rondônia: O órgão tem recursos da ordem de R$ 17 bilhões para investir em 2009. Foi o que garantiu ontem, no auditório da Superintendência Regional do DNIT RO/AC o diretor-geral do órgão, Luiz Antônio Pagot. Ele veio a Porto Velho integrando a comitiva da ministra Dilma Roussef, chefe da Casa Civil da Presidência da República. E aproveitou o período de almoço da programação para uma visita às dependências do DNIT em Porto Velho, onde descerrou uma placa comemorativa do novo auditório, na companhia do Diretor de Planejamento e Pesquisa, Miguel de Souza, do presidente do Sindicato das Indústrias de Construção Pesada, Renato Lima, e do superintendente regional, José Ribamar da Cruz Oliveira.
Pagot falou para uma platéia formada por representantes das empresas contratadas pelo DNIT e servidores do órgão, destacando a necessidade de comprometimento de todos com a execução dos projetos da autarquia. Segundo ele, as razões que sempre impediram o desenvolvimento de um trabalho de elevado nível de qualidade técnica, aliado à rapidez que as demandas da sociedade exigem, estão superadas. O DNIT tem hoje orçamento suficiente para contemplar o atendimento às necessidades das malha viária federal, para manutenção, reforma e ampliação de rodovias e para a abertura de novas estradas em todo o país. E citou como exemplo o asfaltamento da BR-429 e a abertura da BR-080, no trecho que vai ligar Guajará-Mirim à BR-364 em Ariquemes.
O Diretor-Geral elogiou o trabalho da Superintendência rondoniense e destacou a atuação do Diretor de Planejamento e Pesquisa, Miguel de Souza, a quem chamou de “Diretor-Geral do DNIT para Rondônia”. Ele lembrou que o DNIT continua responsável, mesmo por obras delegadas, e que seu acompanhamento deve ser permanente, como se fossem objeto de contratação direta, já que os recursos são do governo federal e sua aplicação deve ser criteriosa. E lamentou sua curta permanência na cidade, prometendo retornar em breve, especialmente para uma visita às obras de asfaltamento da BR-429.