Ministra Dilma Roussef lança Mutirão Arco Verde e Programa Terra Legal em Porto Velho

Ministra Dilma Roussef lança Mutirão Arco Verde e Programa Terra Legal em Porto Velho

Ministra Dilma Roussef lança Mutirão Arco Verde  e Programa Terra Legal em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Centenas de agricultores assistiram hoje (19) na Escola Estadual Marcelo Cândia, em Porto Velho, o lançamento do Mutirão Arco Verde e do Programa Terra Legal, com a presença dos ministros Dilma Rousseff, da Casa Civil; Márcio Fortes, das Cidades, e Alfredo Nascimento, dos Transportes. O lançamento foi feito de forma simultânea, em Porto Velho, em Alta Floresta (no Mato Grosso) e Marabá (no Pará). O presidente Luís Inácio Lula da Silva prestigiou o lançamento em Marabá. Os três senadores de Rondônia, Fátima Cleide, Valdir Raupp e Expedito Júnior, e os deputados Eduardo Valverde, Marinha Raupp e Lindomar Garçon participaram do lançamento, assim como o ex-governador do Acre, Jorge Viana.
 
Direto de Marabá, o presidente Lula fez um apelo para a preservação do meio ambiente e lembrou ao prefeito Roberto Sobrinho que com o Programa Terra Legal “o Governo Federal cumpre a promessa feita quando esteve em Porto Velho, neste ano, de que daria condições para ampliar o programa de regularização fundiária no município”. Na Capital, 15 mil propriedades urbanas já foram tituladas e outras 15 mil serão regularizadas nos próximos meses.
 
Para o prefeito Roberto Sobrinho, o Mutirão Arco Verde e o Programa Terra Legal representam um esforço do Governo Federal pela preservação ambiental, com a articulação de órgãos federais, estaduais e municipais. O programa vai beneficiar 43 municípios que registraram alto índice de desmatamento e visa apoiar os agricultores para a substituição de práticas predatórias, como as queimadas, por um modelo sustentável de produção.
 
Na ocasião, Roberto Sobrinho lembrou que a Prefeitura está trabalhando dentro do que preconiza o Mutirão Arco Verde. “Porto Velho é um município-estado, com 36 mil Km² de extensão e 4.200 quilômetros de estradas vicinais, o que dificulta as ações no campo, mas a prefeitura está fazendo a sua parte, com a manutenção e abertura de estradas, a recuperação de áreas degradadas e o transporte de produtos agrícolas”, disse ele. “Desde 2005, quando assumi a Prefeitura, nós aumentamos o número de estudantes beneficiados pelo transporte escolar de 2.500 para 9 mil, graças às melhorias que imprimimos nas estradas vicinais”, informou o prefeito.
 
Roberto Sobrinho também ressaltou a importância do programa Terra Legal, “que vai permitindo a titulação da terra e o acesso aos financiamentos bancários”. O prefeito reivindicou na ocasião mais assistência técnica para o homem do campo e uma definição para o impasse criado com a interdição pelo Ibama da mina de calcário de Espigão do Oeste.
 
Durante o seu pronunciamento, a ministra Dilma Roussef pediu a mobilização de toda a sociedade pelo desenvolvimento sustentável. “A Amazônia tem 60 milhões de hectares de terras desmatadas e a gente tem que reverter este quadro para garantir a terra para os nossos filhos e netos”, disse a ministra.
 
O Programa Terra Legal vai beneficiar 300 mil posses em 436 municípios. Os lotes com apenas um módulo rural serão titulados gratuitamente. As propriedades com até 4 unidades terão as custas reduzidas e 20 anos para o pagamento do processo. Já as propriedades com 4 a 15 unidades serão regularizadas com preço de mercado e também com 20 anos para o pagamento.
 
Mutirão Arco Verde
 

O lançamento do Mutirão Arco Verde terá continuidade hoje (19) e amanhã (20) com uma feira montada na Escola Estadual Marcelo Cândia com uma série de serviços como expedição de documentos, atendimentos de saúde, direitos previdenciários e Bolsa Família, entre outros e palestras sobre assuntos diversos como piscicultura, manejo de pastagem e associativismo, Durante o evento, serão cadastrados agricultores das glebas Aliança e Capitão Sílvio para regularização fundiária de suas terras.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS