Na manhã desta segunda-feira (08) moradores da zona Sul de Porto Velho, ficaram estressados com um grande congestionamento que abrangeu o perímetro da rotatória da BR-364, sentido Acre (AC), até a avenida Rio de Janeiro, devido a mudança de trajeto da avenida Prudente de Moraes, pois a via pública passou a ser mão dupla até a avenida Rio de Janeiro, onde foram instalados semáforos que paralisam o trânsito por mais de 30 segundos, resultando assim o congestionamento.
Entretanto, a reportagem do Rondoniaovivo.com entrou em contato com agentes e fiscais de trânsito do município que compareceram ao local depois do engarrafamento e disseram que durante 15 dias quatro fiscais ficarão divididos em dois grupos que vão ficar na BR-364, sentido Acre (AC), e o outro grupo na avenida Rio de Janeiro, nos horários da manhã e tarde para orientar e informar sobre a nova mudança no trânsito no trecho, tentando evitar dessa forma que ocorra acidentes ou infrações graves naquele perímetro.
DIFICULDADE
O motorista Francisco Cláudio Alvarenga, 33 anos, ficou perplexo com a mudança na avenida Prudente de Morais, pois muitos condutores desavisados não estão cientes de que agora a via é mão dupla em um longo trecho, o que pode ocasionar inclusive um acidente. Para Francisco a sinalização e a abordagem dos fiscais têm que ser mais intensa, principalmente no período noturno, onde a avenida é tomada pela escuridão, pois no local a iluminação pública é muito deficiente. “Isso aqui à noite é um ‘breu’. Vai ser uma situação bem difícil!”, ressaltou o motorista.
Já para o funcionário público Luiz Fernando, morador há mais de 10 anos da zona Sul, a criação dos semáforos no cruzamento da avenida Rio de Janeiro com a Prudente de Moraes é o grande vilão, pois logo a 200 metros outro semáforo que fica na avenida Alexandre Guimarães pára novamente todo o fluxo de tráfego daquele setor, chegando até ficar carros no meio dos sinais, deixando o trânsito caótico e sem saída.
COMPLEXA ENGENHARIA DE TRÁFEGO
Alguns motoristas ficaram revoltados com a estratégia de escoamento do tráfego que vem do sentido bairro-centro, pois a Prudente de Moraes é a única via de desafogamento do trânsito que vem do setor Sul do município, onde se encontram alguns dos bairros mais populosos da capital, como Jardim Eldorado, Conceição, Caladinho e Cidade do Lobo. Da forma que foi determinada pela administração municipal, a rua Prudente de Moraes é uma das vias mais complexas e expõem de forma clara a falta que faz o planejamento e a engenharia de tráfego em Porto Velho.
Para ressaltar a complexidade que a Prudente de Moraes possui, basta lembrar que a via é mão única (sentido centro-bairro a partir da avenida Sete de Setembro) até a avenida Alexandre Guimarães, e outra vez mão única (sentido contrário, dessa vez, bairro-centro, no curto trecho do semáforo da Rio de Janeiro com a Alexandre Guimarães).
A reportagem do Rondoniaovivo.com tentou entrar em contato com a secretária titular da SEMTRAN (Secretaria Municipal de Trânsito), Fernanda Moreira, mas ela estava em uma reunião e não pôde atender. Para aqueles munícipes que gostariam ter maiores explicações a respeito das modificações da avenida Prudente de Moraes, entre em contato com a Secretaria pelo número 3901-3157.
CONFIRA FOTOS: