Trabalhos com matéria prima florestal são apresentados em Congresso

Trabalhos com matéria prima florestal são apresentados em Congresso

Trabalhos com matéria prima florestal são apresentados em Congresso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Participantes do Congresso assistem apresentação de trabalhos com aproveitamento de matéria prima florestal

 

Durante o 1º Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas que acontece até amanhã, 05, em Belo Horizonte, durante a Superagro Minas 2009, estão sendo apresentados trabalhos de pesquisa com aproveitamento de matéria prima florestal para uso energético. As temáticas selecionadas para a quinta-feira, 04, foram à matéria prima e processos de conversão energética e a de obtenção de derivados energéticos de alto valor agregado e matéria.

 “Alternativas tecnológicas de seleção e produção de celulases para aplicação em agroenergia”, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, “Controle de fluxo e umidade de ar para processos de produção de celulases” e “Alterações microestruturais do bagaço de cana-de-açúcar submetidos a pré-tratamentos alcalinos”, da Embrapa Instrumentação e, “Usos inovadores da floresta energética via rotas termoquímicas”, da Embrapa Agroenergia, foram os trabalhos da Embrapa selecionados para apresentação oral na temática referente a obtenção de derivados. 

 

Estes trabalhos fazem parte dos resultados de pesquisas realizadas sob a coordenação da Embrapa Agroindústria de Alimentos, com a liderança da pesquisadora Sônia Couri, do projeto componente 4, integrante do projeto “Florestas  Energéticas” do macroprograma 1 da Embrapa. O trabalho apresentado por esta pesquisadora salienta a importância de seleção de linhagens que apresentam elevada produtividade de celulases, ou seja, as enzimas essenciais na conversão da biomassa lignocelulósica em açucares que poderão ser convertidos em etanol.

 

Um dos trabalhos apresentados visa caracterizar a biomassa lignocelulosica para obtenção de biocombustíveis de 2ª geração, diz a pesquisadora da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Cristiane Farinas. “O aproveitamento dos resíduos agroindustriais e florestais com a conversão bioquímica visa à produção de etanol lignocelulósico, hoje é uma oportunidade promissora em contextos de demanda energética”, salienta Farinas.

 

O pesquisador, José Dilcio da Rocha, da Embrapa Agroenergia, apresentou aos participantes a utilização da madeira para obtenção de bioprodutos para rota termoquímica utilizando o reator de pirólise.

 

Na sexta-feira, a apresentação de trabalhos ocorreu na parte da manhã, com o tema “Sustentabilidade ambiental, social e econômica”.  O evento é uma promoção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa e Governo de Minas Gerais, com a realização, em parceria, da Embrapa Florestas (Colombo/PR), Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) e Sociedade de Investigações Florestais - SIF.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS