Seagri discute produção agrícola

Seagri discute produção agrícola

Seagri discute produção agrícola

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na última quinta feira, 04, membros do Grupo de Coordenação das Estatísticas Agropecuárias do Estado de Rondônia (Gcea), se reuniram na Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) para fazer o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA). O objetivo dessas reuniões, que acontecem mensalmente é, com base nas informações coletadas nas reuniões realizadas nas Comissões Municipais de Estatísticas Agropecuárias (Comea), estabelecer a previsão e o acompanhamento de safras agrícolas 2008/09 no Estado de Rondônia.

Participaram do encontro integrantes de órgãos como a Conab, Embrapa, Ceplac, Basa, IBGE, Emater, Seagri, Seplam, Sedes e da Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia (Mapa). Atualmente, o GCEA trabalha com pesquisas estatísticas de oito culturas: arroz, feijão, milho, mandioca, soja, banana, cacau e café. Produtos estes de maior expressividade econômica dentro do Estado. Mas, conforme Devalcir Moreira dos Santos, coordenador técnico do IBGE, essa lista de culturas pode aumentar. “A inclusão ou exclusão de um produto é relativa à sua expressão econômica. O álcool, por exemplo, deve ser acrescido ao nosso trabalho devido ao espaço que ganhou em Rondônia após a implantação da Usina lá em Espigão do Oeste”, disse Santos.

Durante o encontro, o secretário adjunto de Agricultura, Francisco Evaldo de Lima, ressaltou a importância do trabalho em conjunto com outros órgãos e disse que “é preciso intensificar as reuniões com as Comea e integrar um número maior de pessoas. Só assim teremos um embasamento mais aprofundado das safras” disse o secretário adjunto. Ele ainda adiantou que todo o corpo técnico da Seagri está envolvido neste trabalho de campo visando identificar quais as áreas mais produtivas.

Para se ter uma idéia do trabalho desenvolvido nas lavouras, segue abaixo dois exemplos de culturas acompanhadas pelo Gcea:

 

BANANA: A cultura está em fase de tratos culturais, floração, frutificação, colheita e comercialização. A área plantada está estimada em 5.874 ha e a área destinada à colheita em 5.728 ha. A produção esperada é de 48.417 toneladas. Quanto à área e a produção obtida, o diagnóstico é de que ambas estão praticamente estagnadas, em virtude não de ter havido renovação desta cultura no Estado, apesar da Embrapa e da Emater terem distribuído mudas de variedades resistentes à Sigatoka Negra e ao Mal do Panamá. Segundo os comerciantes, o sabor dessas novas variedades é o principal empecilho na comercialização.

 

CAFÉ: A cultura, também está em fase inicial de colheita. A área plantada está estimada em 162.432 ha e a área destinada à colheita em 156.652 ha. A produção esperada é de 105.351 toneladas de café beneficiado. A queda na produção de 6,40% em relação à safra anterior é devido ao veranico ocorrido em algumas regiões do estado. Esse fenômeno atingiu alguns municípios durante a fase de floração e em outros na fase de frutificação. O Gcea aguarda agora a realização das próximas reuniões para ter um dado mais concretizado sobre esta safra.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS