Projeto social atende população em situação de risco em Jaci-Paraná
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Projeto Galera Nativa atende crianças, jovens e mulheres em situação de risco, fomentando a inclusão social
O distrito de Jaci-Paraná ganha um forte aliado na luta pela inclusão social num pacote de ações elaboradas pela Prefeitura, visando o combate ao uso de substâncias tóxicas, à pedofilia, à exploração sexual (principalmente de crianças e adolescentes), toda forma de violência contra crianças e jovens, gravidez precoce e outros fatores que põem uma significante parcela da população em situação de risco.
Trata-se do projeto Galera Nativa de Jaci, lançado pela Coordenadoria Municipal da Juventude, na noite desta sexta-feira (5) na Escola Cora Coralina. A meta é incentivar a participação efetiva de adolescentes, jovens e mulheres em situação de risco nas atividades sociais, culturais, esportivas e recreativas; desenvolver o espírito de cidadania, disseminando a importância do respeito à vida humana e fomentando a paz; promover o acesso às políticas públicas de educação, saúde, assistência social, segurança pública, justiça, cidadania, profissionalização e trabalho, cultura, desporto e lazer. O projeto viabilizará ainda a formação de um banco de dados sobre a situação de crianças, adolescentes, jovens e mulheres em situação de risco, atendidos no projeto.
Desde o início até o final deste mês, uma série de atividades mobilizam toda a população do distrito: são palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis; planejamento reprodutivo; responsabilidade dos pais frente à temática; gravidez não planejada na adolescência; aferição de pressão arterial; distribuição de hipoclorito de sódio; escovas de entes, preservativos e orientações sobre os mais variados temas, sob a responsabilidade de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, dando prioridade ao público do Bolsa Família. Na arte, o projeto realizará oficinas de produção, teatro, dança, música, fotografia e cinema. “O projeto é um marco na história do poder público
Parcerias
Além da Coordenadoria da Juventude e das secretarias municipais (Semas, Sema, Semed, Semusa, Semdes, Coordenadoria de Mulheres e Fundação Iaripuna), o projeto recebe o apoio do Conselho Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar; Polícia Militar; Polícia Civil; Juizado da Infância e da Juventude; Ministério Público Estadual; Unir, empresas e entidade não-governamentais. Segundo Pessoa, os bairros da periferia da Capital serão os próximos a serem beneficiados pelo Galera Nativa.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!