Painel político (passarinho no ninho tucano)– Alan Alex
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Atucanando
O deputado Tiziu Jidalias, atualmente filiado ao PMDB disse que está pensando em “deixar o bico crescer”. Ele se refere a uma possibilidade de ingressar no PSDB, partido ao qual, segundo Tiziu, é o que ele tem mais simpatia. Independente de ir para o ninho tucano ou não, Jidalias tem uma certeza, no PMDB ele não fica e explicou, “não posso ficar em um ninho de cobras, porque cobra come passarinho”.
Conversa de pé de orelha
Valter Araújo e Jean Oliveira conversavam sobre os rumos da Câmara de Vereadores. Jean explicava que alguns de seus colegas estão muito comprometidos com a administração de Roberto Sobrinho e que por isso criavam obstáculos a aprovação de projetos, como a regulamentação do mototaxi. Jean disse ainda que os vereadores estavam com medo de perder cargos e contratos na prefeitura.
Conselho
Valter retrucou: “esse problema é fácil de resolver. Roberto não aguentaria uma investigação aprofundada em sua gestão por parte da Câmara. Vocês precisam deixar de ser medrosos e partir para cima dele. Se ele não aceitar negociar agora essa regulamentação, basta vocês criarem uma comissão de investigação”. O conselho foi dado.
Cascavel
Acir Gurgacz jura de pés juntos que vai ser governador. Em conversa com apoiadores e simpatizantes, além de alguns pedetistas, ele afirmou que já sonha em comandar o Palácio Presidente Vargas. Se depender de pesquisas de opinião que estão sendo feitas pelo Estado, esse sonho vai continuar sendo um sonho. Expedito Júnior vem liderando em todas as pesquisas,com uma larga margem. Além do interior, Júnior e Cassol marcaram um golaço na Capital, encampando a causa dos mototaxistas e outro com as famílias que vivem na Reserva do Bom Futuro.
Dobradinha
E essa deverá ser a dobradinha em 2010. Ivo Cassol para o Senado e Expedito Júnior para o Governo. Essa tática deu certo nas eleições de 2006 e tem tudo para dar certo novamente.
Novo ator
A briga em torno da venda da casa de Sidney Gonçalves (José Caleide) com o empresário Cazan, da Fox Pneus ganhou mais um personagem. Trata-se de Fernando Casal, presidente do CRECI/RO. Ele confirmou a proposta milionária feita por Cazan a Sidney. Gonçalves recuou da venda após pedir U$ 1,5 milhão.
Dos oito deputados federais de Rondônia, três respondem a processos criminais. São eles, Ernandes Amorim (PTB), que responde por crime contra a Lei de Licitações, enquanto foi prefeito de Ariquemes; crime de responsabilidade e irregularidades na concessão, permissão e autorização na radiodifusão de serviços.
Listinha II
O segundo colocado é Lindomar Garçom (PV). Ele responde por falsificação de documento público; por improbidade administrativa e por crimes eleitorais, cometidos durante a campanha.
Listinha III
Nosso terceiro colocado é o deputado federal Natan Donadon (PMDB) que já ficou até foragido durante uma época em função dos crimes que responde. Um dos processos é por crime de peculato (roubo de dinheiro público) e contra a Lei de Licitações. Ele também responde a processos por crimes eleitorais.
Listinha IV
No Senado, o representante de Rondônia em processos por crimes é Valdir Raupp, outro peemedebista ilustre. Ele responde a ação de peculato, duas ações por crimes contra o sistema financeiro nacional, crimes praticados por Funcionários Públicos Contra a Administração em Geral .
Crise se agrava
Em conversa com uma autoridade de Guajará Mirim, ele confidenciou a coluna que a situação do município está muito, mas muito complicada mesmo. O município não tem dinheiro e nem perspectivas de ter tão cedo. Vai continuar faltando medicamentos nos hospitais e muito em breve a máquina administrativa deverá emperrar de uma vez por todas. Ele disse não entender a falta de apoio do governo do Estado ao município, já que Ivo Cassol havia prometido “mundos e fundos” durante a campanha ao então candidato Atalíbio.
Zebra
O que Cassol não contava era com a eleição de Atalíbio. Nem mesmo o gupo político deles acreditavam nessa vitória. Agora que venceram, não sabem o que fazer para administrar a cidade que já estava com muitos problemas.
Pulou fora
Quem está morando em Ministro Andreazza é o ex-vereador do PT , Xavier. Ele migrou para o P-SOL por desilusão com o PT e depois deixou Guajará Mirim e foi morar em Andreazza, onde leciona. Xavier foi uma das principais figuras no processo que culminou com a cassação do mandato do então prefeito de Guajará, Cláudio Pilon. Este aliás, está cursando Direito na Uniron, em Porto Velho.
Por onde anda
José Guedes, que foi prefeito em Porto Velho também está cursando Direito na Uniron. O ex-prefeito se disse feliz e garante que tem projetos políticos para um futuro próximo. Guedes continua filiado ao PSDB e vem acompanhando a situação do Partido de longe.
Terceiro mandato
Acabou há pouco o prazo para retirada ou inclusão de assinaturas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 367/09, que abre caminho para o presidente Lula disputar o terceiro mandato. A matéria foi reapresentada hoje (quinta, 4) pelo deputado peemedebista Jackson Barreto (SE), depois de ter sido devolvida ao parlamentar na última sexta-feira (29/05), após a exclusão de 17 adesões . A PEC recebeu 176 assinaturas consideradas válidas, o que permite o início da tramitação.
Atores
De Rondônia, quatro deputados assinaram a PEC do Terceiro Mandato, Anselmo de Jesus (PT), Eduardo Valverde (PT), Ernandes Amorim (PTB) e Lindomar Garçom (PV). Curioso não ter a assinatura de Marinha Raupp. Achei que ela iria assinar também.
Tramitação
Cumprida a fase de coleta de assinaturas, a matéria segue da Secretaria Geral da Mesa para a Mesa Diretora – que, por seu turno, encaminha a PEC para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O colegiado então analisa a admissibilidade do texto segundo pressupostos constitucionais, condição para que a proposição passe a valer como projeto. Depois da tramitação na CCJ, a matéria segue para uma comissão especial antes de ser enviada, ou não, ao plenário da Câmara. Caso seja aprovada em dois turnos na Câmara e no Senado até setembro deste ano, a proposta permitirá que presidente da República, governadores e prefeitos reeleitos disputem uma nova reeleição no pleito para cargos majoritários do próximo ano. Ou seja, já valeria para 2010.
Torcida
No Palácio Presidente Vargas tem uma torcida grande por essa PEC. Fizeram as contas e chegaram a conclusão que mais quatro anos para Ivo Cassol não seria má idéia, tampouco seria inviável, já que o italiano detém, segundo pesquisa recente, 80% de aprovação no Estado. Não vi essa pesquisa, mas os palacianos juram que é verdadeira. Acho que não entrevistaram o pessoal do Sintero.
Tem quem goste
O Oscar Mulher, evento promovido pelo colunista social Tergon, em Ji-Paraná, vai contar esse ano com a presença de Kléber Bambam. Faz parte.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!