Estado intensifica ações de saúde na Penitenciária Ênio Pinheiro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), encerrou nesta quinta-feira (28) uma Ação de Saúde para os cerca de 600 apenados da Penitenciária Ênio dos Santos Pinheir,
Uma equipe formada por profissionais da Gerência de Saúde Penitenciária da Sejus, Laboratório Central (Lacen) e o Laboratório LADS coletaram sangue e escarro para realizar o exame de BK (pesquisa do Bacilo de Koch, causador da Tuberculose).
De acordo com o coordenador das atividades, o enfermeiro Vitor Pereira, com a coleta do material, além do diagnóstico de tuberculose, será possível identificar a incidência de outras doenças, tais como: HIV, Sífilis e Hepatite B e C. “Também iremos realizar o teste do antígeno prostático (PSA) nos sangues coletados daqueles acima de 40 anos de idade, em prevenção ao câncer de próstata”, informou.
O secretário de Justiça, Gilvan Cordeiro Ferro, afirmou que o governador Ivo Cassol vem garantindo melhorias na atenção básica da saúde do preso. “Esta radiografia vai reforçar ainda mais o controle sobre as doenças mais comuns de nossa região que costumam atacar a população carcerária, portanto, vamos diminuir ainda mais o número de casos”, enfatizou Gilvan Ferro, dizendo também que tudo está sendo feito conforme o protocolo do Ministério da Saúde.
Em entrevista, o enfermeiro da Unidade Prisional, Jamis Rabelo, destacou que ha cerca de dois meses a tuberculose foi controlada no presídio, como também a ocorrência de malária, este graças ao laboratório da Funasa, que funciona dentro da própria Penitenciária.
Por ordem do secretário, o gerente do Sistema Penitenciário em exercício, Geremias Barbosa, esteve no local para garantir que os trabalhos ocorressem com normalidade.
Este trabalho, que conta também com o apoio dos profissionais da saúde que atuam nas Penitenciárias Feminina e de Médio Porte, já foi realizado na Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva e na Penitenciária Edvan Mariano Rosendo.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!