A direção do Sintero se reuniu nesta semana com o secretário Municipal de Administração de Porto Velho, Joelcimar Sampaio, oportunidade em que cobrou da Prefeitura a realização de concurso público para completar o quadro de servidores, principalmente na educação, onde se verifica uma sobrecarga de trabalho.
A realização de concurso público seria uma solução, também, para o problema das horas extras, hoje considerado um ponto de conflito entre servidores e a administração municipal. Os diretores do Sintero também destacaram que a hora extra é regulamentada por lei federal, e que, qualquer tentativa de burlar essa lei é passível de ação judicial.
O diretor de assuntos jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, disse que o ideal é que todos os cargos sejam preenchidos por servidores aprovados em concurso. ”No entanto, diante da necessidade de se fazer hora extra, não podemos admitir que os servidores sejam explorados”, disse Nereu.
Plano de Carreira
Durante o contato com o secretário Municipal de Administração, a direção do Sintero também cobrou o Plano de Carreira dos Trabalhadores em Educação, lembrando que o prazo para a finalização do texto e envio à Câmara Municipal termina no final de maio, conforme compromisso assumido pelo prefeito Roberto Sobrinho.