Direção das Faculdades Fimca lembra dia do profissional Zootecnista
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No primeiro semestre letivo de 2008, a FIMCA implantaria o Curso de Zootecnia objetivando formar profissionais nesta área com sólida base de conhecimentos científicos, dotados de consciência ética, política, com visão crítica e global da conjuntura econômica, social, política e cultural da região onde atua, seja no Brasil e ou no exterior; que estejam aptos a gerenciar ou assistir diferentes sistemas de produção animal, atendendo às exigências de qualidade demandadas pela sociedade e contextualizadas pela gestão ambiental.
“Nesta data (13 de maio) comemoramos o Dia do Zootecnista”, lembrou o diretor da FIMCA, Aparício Carvalho. “Na atualidade, é dispensável frisarmos a evolução da Zootecnia como ciência, uma vez que a sociedade tem tido contato com os avanços da genética animal, sistemas intensivos de criação, do acentuado crescimento da Avicultura, Suinocultura, Bovinocultura de Corte e Leite, que são as mais expressivas mantenedoras de postos de trabalho e renda no meio rural”ressaltou.
Aparício afirma ainda que “o objetivo da FIMCA é desenvolver no profissional, espírito crítico e investigativo para compreender e solucionar problemas dentro dos limites éticos. Esse espírito deverá vir naturalmente através de trabalhos de pesquisa, trabalhos investigativos e extensão”.
Entre as competências e habilidades desenvolvidas por um Zootecnista podemos citar o gerenciamento ou assistência de produção animal; planejar o sistema produtivo contextualizado pela gestão ambiental; interagir com a comunidade da região de Porto Velho e outras regiões do Estado através de visitas técnicas, palestras, pesquisa e extensão, com vistas ao desenvolvimento social, econômico, intelectual e técnico da população de nosso Estado; proceder à pesquisa científica voltada para o desenvolvimento tecnológico das atividades relacionadas a esta atividade profissional, entre outras.
Atualmente, são cerca de 11.000 profissionais formados e já existem mais de 50 faculdades espalhadas no país, entre elas a FIMCA, com onze anos de existência. Os números mostram uma categoria com amplas possibilidades de fortalecimento das suas bases, pela manutenção de uma firme atuação, tanto na iniciativa privada, quanto no setor público, juntamente com outras profissões das Ciências Agrária.
Os diretores das Faculdades FIMCA e Metropolitana, Aparício Carvalho e Maria Silvia parabenizam a todos os profissionais zootecnistas que atuam na área em Rondônia e em todo o Brasil pelo seu dia, assim como docentes e acadêmicos de Zootecnia da FIMCA e demais instituições de ensino superior.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!