Os visitantes da Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré tiveram um dia diferente, com atividades que estimularam a conservação do meio ambiente. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, lançou na tarde de domingo (10) o Projeto Educação Ambiental na EFMM. As atividades do projeto contemplaram as famílias que estavam visitando a praça e aos trabalhadores das barracas.
As atividades tiveram início às 15 horas, com oficina de reutilização de garrafas pet. Na ocasião as crianças aprenderam a proteger o meio ambiente brincando. A estudante Beatriz Nepomuceno (8) diz que agora não vai mais jogar lixo nas ruas e que todas as vezes que for ao supermercado, dará preferência aos produtos que não agridem ao meio ambiente.
A ação local, de acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Iracy Wanderley Filha, resulta em benefícios ao município, considerando que cada cidadão envolvido no processo direto ou indiretamente, será um agente ambiental multiplicador. ”Essa é uma ação pontual que enfatiza as ações contínuas como: palestras, oficinas de reutilização de garrafas pet, fóruns e jogos recreativos, todas são elementos da agenda ambiental do Estado de Rondônia”, disse.
Para o presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rua de Porto Velho (ASPROVEL), Geraldo Gonzaga de Lima, é uma boa iniciativa do governo realizar esse trabalho de conscientização ambiental. A participação do catador nesse projeto é muito importante, porque ele recolhe o lixo do meio ambiente e transforma em renda. Segundo ele, a Associação está fazendo um trabalho de conscientização junto aos catadores. “Não é só pegar o lixo e vender, temos que ter consciência que estamos contribuindo com o meio ambiente, dando uma destinação correta, além de gerar emprego e renda”.
As atividades do projeto não param por aí. “Com ações contínuas, a equipe de educação ambiental vai sensibilizar os empreendedores, além de implantar uma coleta seletiva eficiente, firmando parcerias com as associações de catadores”.
As atividades, contaram com a parceria da Setur, SEMDESTUR, BPA, Rodão Motos, Vitaderm, Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Rua de Porto Velho e Recicla Rondônia (site de pesquisa que enfoca as questões ambientais).