São Lucas abre vagas para Curso de Especialização em Ergonomia

São Lucas abre vagas para Curso de Especialização em Ergonomia

São Lucas abre vagas para Curso de Especialização em Ergonomia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Faculdade São Lucas, acompanhando o crescente progresso instalado na região norte, mais precisamente no Estado de Rondônia, criou o Curso de Especialização em Ergonomia, que contempla a participação das diferentes áreas de atuação profissionais que possam intervir para a transformação do trabalho humano, contribuindo para a saúde do trabalhador. Essa abordagem é multidisciplinar, exigindo conhecimento do trabalho (tarefa), do trabalhador (usuário) e da organização (ambiente sócio-técnico).

O início da história da Ergonomia remonta a criação das primeiras ferramentas, quando o homem pré-histórico provavelmente escolheu uma ferramenta que melhor se adaptasse à forma e movimentos de sua mão. A Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Deriva de duas palavras gregas: ERGON (trabalho) e NOMOS (leis, normas e regras). Foi definida como “o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência“.

Segundo a Professora Mestre Ana Paula Rubira, Coordenadora da Clínica de Fisioterapia da FSL, a Ergonomia é uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando-o compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano. Para isso, os estudos em Ergonomia abordam todos os aspectos do ambiente físico e organizacional do trabalho humano, incluindo a iluminação, o ruído, a temperatura, o mobiliário, os instrumentos, o layout, o ritmo, a jornada e as relações de trabalho, por exemplo, que são fatores condicionantes de agravos da saúde física e mental. 

 

O Ergonomista lança mão de vários conhecimentos científicos para abordar a complexidade da relação homem X trabalho, utilizando biomecânica, teorias da administração, engenharias, psicologia, antropometria, dentre outras disciplinas que dão suporte ao bom entendimento da situação homem X trabalho para poder transformá-la em uma situação de produção com qualidade de vida no trabalho. “A Ergonomia é um campo multidisciplinar e o Ergonomista contribui para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas, possibilitando o conforto, a saúde e a produtividade do trabalhador”, salientou a Professora Ana Paula Rubira.

No Brasil, a norma que trata da Ergonomia é a NR-17, do Ministério do Trabalho, Portaria n° 3214, de 8 de junho de 1978, do Ministério do

Trabalho, modificada pela Portaria n° 3.751, de 23 de novembro de 1990) que prevê a aplicação compulsória dos conhecimentos ergonômicos nas diversas situações de trabalho, sob pena de multas por parte de empresas que descumpram tal legislação. “Como uma situação de trabalho é complexa, há necessidade de diversos olhares sobre ela. Dessa forma, o Curso de Especialização oferecido pela Faculdade São Lucas é essencial para a preparação de profissionais em Ergonomia”, complementou a Coordenadora da Clínica de Fisioterapia.

As inscrições estão abertas na Secretaria de Pós-Graduação e outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (69) 3211-8015.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS