Funcionários da Justiça recebem capacitação para combater violência sexual infanto-juvenil
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Servidores do judiciário e áreas correlatas participaram de curso na última semana
Porto Velho (RO), 09.05.09 – Desde a última segunda-feira e até ontem (sexta), funcionários do Tribunal de Justiça
A coordenadora do curso, Estrela Dalva Amoedo Viotto, diz que estes profissionais receberam a capacitação para utilizar na execução do plano operativo de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Os participantes obtiveram informações sobre os diversos aspectos deste problema social, nivelando seus conhecimentos sobre direitos humanos e da criança. Segundo ela, a principal dificuldade no combate a este tipo de violência é o componente cultural e social. “As agressões são mantidas em sigilo pelas famílias por diversas razões. Há muita vergonha de se falar sobre isto”, disse.
Sete temas relacionados ao assunto foram enfocados durante o curso: políticas públicas, sistema de proteção integral, intervenção básica de atendimento às vítimas, saúde e educação, legislação penal e redes de atenção na área da violência sexual infanto-juvenil.
O curso para os servidores da Justiça foi o último de seis turmas. Profissionais da educação, saúde, assistência social, da segurança pública e dos conselhos de proteção à criança e ao adolescente também tiveram esta capacitação. No Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - dia 18 deste mês, às 16h, no Teatro Banzeiros -, todos estes profissionais assinarão o Pacto com a Sociedade, um documento de compromissos para combater estas agressões à infância.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!