Seminário Acadêmico das Faculdades FIMCA e Metropolitana conta com número recorde de atividades
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Começou na última segunda-feira (4 de maio) e vai até sexta-feira (8) o II Seminário Acadêmico promovido pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e a Faculdade Metropolitana. A programação do evento conta com palestras, cursos e mini-cursos, oficinas, apresentações de trabalhos de conclusão de curso, totalizando mais de duzentas atividades de extensão distribuídas pelas mais variadas áreas.
A abertura do seminário contou com a presença dos diretores das duas instituições de ensino superior, Aparício Carvalho e Maria Silvia Carvalho, assim como coordenadores de cursos, professores, acadêmicos e convidados. Na ocasião, o diretor da FIMCA, Aparício Carvalho destacou a importância do seminário que chega a sua segunda edição com muito sucesso e contando com a presença maciça dos alunos de todos os cursos.
Aparício ressaltou ainda que tanto a direção da FIMCA quanto a Metropolitana apoiou e incentivou a realização do II Seminário Acadêmico. “Nossa missão como educadores é disponibilizar da melhor maneira possível o conhecimento científico no intuito de fortalecer cada vez mais a formação dos nossos alunos. Portanto nos sentimos gratificados em perceber que nossos esforços valeram à pena”.
Ventilação mecânica para Enfermagem, História da Hemoterapia e critérios para doação de sangue, atendimento das Hepatites Virais na atenção básica, o papel do enfermeiro na consulta de Pré-Natal e na realização do preventivo, gerenciamento da Enfermagem no modelo japonês, Hemoterapia: Reações transfussionais e aferese, atividade física e saúde para todas as atividades, medidas de avaliação físicas, foram alguns das dezenas de temas apresentados até esta quarta-feira (6), terceiro dia do seminário.
De acordo com a vice-presidente da comissão organizadora, professora Myrna Oliveira, o número de acadêmicos inscritos varia conforme a atividade desenvolvida. “As palestras Perfil profissional de Rondônia, realizada no auditório da FIMCA, contou com noventa e um inscritos. Outros exemplos, a palestra Chefia e liderança, 149 participantes; Interpretação laboratorial dos exames bioquímicos, contou com cento e sessenta participantes; a palestra Medicamentos e controle especial mais de cem alunos marcaram presença, entre tantas outras atividades realizadas paralelamente em todo o campus”.
Myrna lembra que ao efetuar sua inscrição, cada acadêmico entregou um litro de leite. “Até agora conseguimos arrecadar cerca de treze mil litros de leite”, afirmou com entusiasmo.
Ainda nesta quarta-feira será realizada a oficina: O que estão fazendo com o nosso dinheiro, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU); as palestras: Chefia e liderança, Arboviroses, Financiamentos: A importância da matemática financeira na análise de investimentos públicos e privados; o mini-curso Noções em Patologia geral, a palestra Morcegos: A importância ecológica e a relevância dos Hematófagos para a saúde humana e animal; modelos de atenção à saúde no Brasil, entre outras.
O evento tem vários objetivos, entre eles, oportunizar atividades de extensão proporcionar interdisciplinaridade entre os cursos da FIMCA e Metropolitana; a formação do caráter, do espírito de equipe e do respeito às normas por todos os participantes, acentuando sua divulgação e propagação como fator decisivo ao crescente desenvolvimento do aluno; a formação de parcerias entre as empresas e órgãos governamentais e não governamentais com ambas as faculdades.
A comissão organizadora do seminário, presidida pela coordenadora de Gestão Hospitalar, professora Elysângela Oliveira juntamente com a coordenadora de Odontologia, Myrna Gelle Oliveira, conta ainda com a colaboração dos coordenadores José Marques (Turismo), Ademar Scheidt (Administração), Daniela Cristina (docente do curso de Turismo) e o coordenador de Medicina Veterinária, professor Franck Murani. Na coordenação acadêmica do evento, professora Eliete Mendonça.
O II Seminário Acadêmico continua suas atividades até sexta-feira (8 de maio). A direção das Faculdades FIMCA e Metropolitana encerra o evento promovendo a 11ª Noite dos Universitários, na Quéops, a partir das 22h30. A festa, que conta com a organização da vereadora Mariana Carvalho (PSDB/RO) também objetiva dar às boas vindas aos novos alunos das duas faculdades.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!