Comunidade de Nazaré reclama da retirada de barco, Prefeito batizou ambulanchas com nome de sua mãe

Comunidade de Nazaré reclama da retirada de barco, Prefeito batizou ambulanchas com nome de sua mãe

Comunidade de Nazaré reclama da retirada de barco, Prefeito batizou ambulanchas com nome de sua mãe

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma ambulancha ancorada na frente da praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré há cerca de dois meses está gerando uma controvérsia entre moradores do distrito de Nazaré no “baixo Madeira”, que acusam o Prefeito Roberto Sobrinho de ter tirado o beneficio da comunidade.
 
A prefeitura de Porto Velho foi uma das cinco administrações municipais do Brasil a receber os barcos, frutos de um Acordo de Cooperação celebrado entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Defesa (Marinha do Brasil). Foram construídas sete (07) ambulanchas (Lanchas de Apoio Médico) objetivando o transporte qualificado e o atendimento às urgências de natureza clínica, traumática, gineco - obstétrica e psiquiátrica. Estas embarcações permitem que as equipes de suporte avançado tenham acesso as localidades que inviabilizam os transportes terrestres e/ou aéreo.
 
Os distritos da capital situados às margens do Rio Madeira foram incluídos no projeto, recebendo as ambulanchas com grande festa política e discursos emocionados, as comunidades de Nazaré, São Carlos e Calama.
 
Segundo um morador que pediu para não ser identificado com medo das represálias de Roberto Sobrinho, a cerca de dois meses o veiculo náutico foi levada embora do distrito, quebrada com um problema na turbina. De lá para cá, o barco Rosalina III está ancorado em Porto Velho e teria deixado a comunidade entregue a própria sorte.
 
OUTRO LADO
 
O secretário adjunto da saúde municipal, médico Maiorquim, disse que a informação de quebra do veiculo não procede, garantindo que o barco está pronto para o uso, porém alerta que a ambulancha não irá retornar mais pra o distrito de Nazaré por uma questão de estratégia e logística para otimizar o atendimento da Semusa em relação aos moradores do baixo madeira.
 
Segundo o secretário, o barco está no porto da capital para dar suporte aos técnicos do Samu para atender a casos graves que necessitem de resgate com atendimento médico.
 
“A ambulancha estava servindo apenas para a remoção de doentes, pelo fato de não conseguirmos fixar os médicos nestes locais. Com ela na capital, podemos dar atendimento com mais qualidade ao cidadão” diz Maiorquin, que garantiu que o distrito não está totalmente desamparado. “Enviamos uma voadeira para a comunidade de Nazaré”.
 
As ambulanchas com semi-UTI foram financiadas pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Samu, e cada unidade custou R$ 600 mil. Toda a manutenção e contratação de pessoal das ambulanchas ficam a cargo da prefeitura.

HOMENAGEM

As ambulanchas foram batizadas de Rosalina I, Rosalina II e Rosalina III em homenagem a mãe do prefeito Roberto Sobrinho, falecida no ano passado. Com a reverência, Roberto fez como seu “xará”, o cantor Roberto Carlos, que nominou um iate de sua propriedade com o nome de sua genitora, Lady Laura.

A única diferença é que o iate do Rei cantor, batizado com o nome de sua mãe foi comprado com seu próprio dinheiro e em Porto Velho, a homenagem de Roberto foi feita com recursos públicos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS