Na última quinta-feira (30), Biomédicos da AGEVISA (Agência Estadual de Vigilância Sanitária) convocaram a comissão responsável para prevenção e combate a gripe Suína ou gripe – A, cuja reunião inicial compareceram funcionários da saúde da SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde), LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia) e o escritório local da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) - responsável por Portos e Aeroportos do Estado - e discutiram sobre ações de estratégias para combater o vírus que vem se propagando dia após dia no mundo, já tendo, inclusive chegado na América do Sul, com um caso confirmado na Colômbia, em Bogotá.
De acordo com a biomédica Mirlene Moraes de Souza (foto) esta ação veio a acontecer após o recebimento de alerta do Ministério da Saúde emitido na última semana de abril para todos os estados do país. Para tanto a comissão disponibiliza dois números de telefone para atender todo o estado e município, para que a população possa informar alguma suspeita do vírus, os telefones são (069) 9979-0892 (ligação estadual) ou 9981-0704, da capital rondoniense.
Com relação a segurança nos aeroportos do estado, salas de desembarque estão sendo monitoradas com médicos especializados em epidemias , onde em caso de necessidade estes irão isolar as supostas vítimas do vírus.
ESTRATÉGIA
Gleense Cartonilho (foto abaixo), chefe do núcleo de biologia médica do LACEN, em contato com a reportagem do Rondoniaovivo disse que desde 2005 uma estratégica elaborada pelo CIEVES (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) do Ministério da Saúde tem o objetivo de combater uma possível pandemia do vírus da gripe suína. Entretanto, Cleense informou que o estado está preparado para o recebimento de possíveis casos de gripe-A, pois o CEMETRON disponibiliza de 12 leitos para receber estes pacientes, caso ocorra a suspeita e confirmação.
O Ministério da Saúde está enviando medicamentos para os centros de informação de saúde do Estado de Rondônia, que devem chegar nesta segunda-feira (04). Os equipamentos de proteção individual de biosegurança já chegaram no estado e serão usados no momento em que se deflagrar uma suspeita de um caso de Gripe-A em Rondônia.