BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Usina Hidrelétrica Jirau já gerou mais de 2100 empregos em Rondônia

Usina Hidrelétrica Jirau já gerou mais de 2100 empregos em Rondônia

Da Redação

02 de Maio de 2009 às 11:16

Foto: Divulgação

Neste Dia do Trabalho, 1º de maio, o Estado de Rondônia comemora o crescimento significativo no número de novos postos de trabalho criados. Para se ter uma idéia, a implantação da Usina Hidrelétrica Jirau já gerou mais de 2 mil empregos diretos em Porto Velho, através da contratação de mão de obra para trabalhar diretamente na obra e no setor administrativo do empreendimento.

Todos os dias, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) encaminha dezenas de trabalhadores para serem entrevistados no escritório das empresas contratadas da Energia Sustentável do Brasil, concessionária da usina. “As vagas para a obra da Usina Jirau começaram a aparecer no início do ano e nos últimos dias acelerou bastante a procura e contratação. Pelo ritmo, acredito que contratará muito mais profissionais até o meio do ano”, observa Levi Passos Rodrigues, encarregado pelo setor de intermediação de mão de obra no Sine.

Ele informou que somente através do Sine, a Usina Jirau já contratou cerca de 1500 trabalhadores, entre operários e profissionais da área administrativa. “O que também temos observado é uma preocupação interessante das empresas em promover qualificação profissional para atender a obra, o que é muito positivo”, ressaltou Rodrigues.  

A funcionária da Usina Maiara Freitas de Almeida, 20, comemora a oportunidade de ter o seu primeiro emprego de carteira assinada. “A construção dessa usina aqui em Porto Velho só está melhorando a vida das pessoas e já melhorou a de muita gente" afirma a trabalhadora, que garante que nunca foi tão valorizada no trabalho. “Tenho motivos para comemorar este Dia do Trabalhador", completa.

Para o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Energia Sustentável do Brasil, Antonio Luiz Jorge, o desenvolvimento econômico e social, promovidos através da geração de emprego e renda é motivo para ser comemorado no Dia do Trabalhador. “Os investimentos em qualificação profissional que fazemos visam aumentar o aproveitamento dos trabalhadores de Rondônia em nossas obras, criando oportunidades e renda para a comunidade. Estamos orgulhosos de fazer parte desse momento que Rondônia está vivenciando. Toda essa mudança e crescimento nos convida para uma nova possibilidade de vida.”, ressaltou o diretor.

Usina Jirau

A Usina Hidrelétrica Jirau é uma concessão da Energia Sustentável do Brasil, empresa composta pela Suez Energy, Eletrosul, Chesf e Camargo Corrêa. A empresa foi criada especialmente para investir na construção de Jirau, uma das maiores obras de geração de energia já realizadas no Brasil.  

O empreendimento integra o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira e sua construção é de grande importância para o Brasil, sendo um dos principais projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.  

A UHE Jirau estará localizada a cerca de 130 quilômetros do centro urbano de Porto Velho e terá capacidade instalada de 3.300 Megawatts (MW), suficiente para abastecer quase 10 milhões de casas.

A usina será construída dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável e do cuidado com o meio ambiente. O projeto é inovador e está alicerçado no objetivo de fornecer energia barata, em menos tempo e com absoluto respeito ao meio ambiente, propiciando o crescimento industrial do país e da região, além da melhoria do padrão de vida dos cidadãos.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS