Usina Hidrelétrica Jirau já gerou mais de 2100 empregos em Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Neste Dia do Trabalho, 1º de maio, o Estado de Rondônia comemora o crescimento significativo no número de novos postos de trabalho criados. Para se ter uma idéia, a implantação da Usina Hidrelétrica Jirau já gerou mais de 2 mil empregos diretos em Porto Velho, através da contratação de mão de obra para trabalhar diretamente na obra e no setor administrativo do empreendimento.
Todos os dias, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) encaminha dezenas de trabalhadores para serem entrevistados no escritório das empresas contratadas da Energia Sustentável do Brasil, concessionária da usina. “As vagas para a obra da Usina Jirau começaram a aparecer no início do ano e nos últimos dias acelerou bastante a procura e contratação. Pelo ritmo, acredito que contratará muito mais profissionais até o meio do ano”, observa Levi Passos Rodrigues, encarregado pelo setor de intermediação de mão de obra no Sine.
Ele informou que somente através do Sine, a Usina Jirau já contratou cerca de 1500 trabalhadores, entre operários e profissionais da área administrativa. “O que também temos observado é uma preocupação interessante das empresas em promover qualificação profissional para atender a obra, o que é muito positivo”, ressaltou Rodrigues.
A funcionária da Usina Maiara Freitas de Almeida, 20, comemora a oportunidade de ter o seu primeiro emprego de carteira assinada. “A construção dessa usina aqui em Porto Velho só está melhorando a vida das pessoas e já melhorou a de muita gente" afirma a trabalhadora, que garante que nunca foi tão valorizada no trabalho. “Tenho motivos para comemorar este Dia do Trabalhador", completa.
Para o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Energia Sustentável do Brasil, Antonio Luiz Jorge, o desenvolvimento econômico e social, promovidos através da geração de emprego e renda é motivo para ser comemorado no Dia do Trabalhador. “Os investimentos em qualificação profissional que fazemos visam aumentar o aproveitamento dos trabalhadores de Rondônia em nossas obras, criando oportunidades e renda para a comunidade. Estamos orgulhosos de fazer parte desse momento que Rondônia está vivenciando. Toda essa mudança e crescimento nos convida para uma nova possibilidade de vida.”, ressaltou o diretor.
Usina Jirau
A Usina Hidrelétrica Jirau é uma concessão da Energia Sustentável do Brasil, empresa composta pela Suez Energy, Eletrosul, Chesf e Camargo Corrêa. A empresa foi criada especialmente para investir na construção de Jirau, uma das maiores obras de geração de energia já realizadas no Brasil.
O empreendimento integra o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira e sua construção é de grande importância para o Brasil, sendo um dos principais projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
A UHE Jirau estará localizada a cerca de 130 quilômetros do centro urbano de Porto Velho e terá capacidade instalada de 3.300 Megawatts (MW), suficiente para abastecer quase 10 milhões de casas.
A usina será construída dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável e do cuidado com o meio ambiente. O projeto é inovador e está alicerçado no objetivo de fornecer energia barata, em menos tempo e com absoluto respeito ao meio ambiente, propiciando o crescimento industrial do país e da região, além da melhoria do padrão de vida dos cidadãos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!